sexta-feira, 24 de junho de 2011

Russos se desculpam, mas Roberto Carlos diz não querer mais jogar Lateral já sofreu racismo em duas oportunidades desde sua chegada ao país europeu


Russos se desculpam, mas Roberto Carlos diz não querer mais jogar

Lateral já sofreu racismo em duas oportunidades desde sua chegada ao país europeu

Gazeta 23/06/2011 20:48
Os russos fizeram a sua parte para tentar se redimir da banana atirada contra Roberto Carlos, nessa quarta-feira, durante a vitória por 3 a 0 do Anzhi Makhachkala sobre o Krylia Sovetov. Até a Embaixada da Rússia no Brasil pediu desculpas ao lateral esquerdo. Mas o veterano se disse desmotivado para continuar jogando.

No final do jogo, quando o placar já estava definido, Roberto Carlos viu uma banana ser atirada em sua direção, a pegou do chão, mostrou ao árbitro e logo tirou sua braçadeira de capitão, deixando o campo. Na saída, apontou para as arquibancadas fazendo o sinal de "dois" com os dedos, lembrando que um torcedor do Zenit já havia lhe oferecido uma banana em março."Estou profundamente chateado. Não tenho nenhuma vontade de voltar a jogar", disse Roberto Carlos ao jornal russo Sport Express. "Estou indignado pelo asqueroso comportamento do torcedor que, com sua ação, não só me insultou, mas também a todos em campo e a todo o futebol russo. Atos deste tipo não deviam ser tolerados em países civilizados", continuou.
"Saí porque me senti desapontado, não tinha mais o desejo de permanecer no jogo. Eu faria o mesmo se estivesse outro placar. Já é o segundo caso similar em um curto período de tempo que jogo na Rússia. Isso também me machuca muito porque a maioria das pessoas no país é acolhedora e benevolente com os jogadores, incluindo os estrangeiros. Infelizmente, existem também esses idiotas", continuou.
Roberto Carlos abandona o jogo. Assista
 " id="embedUrl" name="embedUrl" readonly="" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 4px; padding-top: 0px; padding-right: 0px; padding-bottom: 0px; padding-left: 0px; border-top-width: 1px; border-right-width: 1px; border-bottom-width: 1px; border-left-width: 1px; border-style: initial; border-color: initial; outline-width: 0px; outline-style: initial; outline-color: initial; list-style-type: none; list-style-position: initial; list-style-image: initial; text-decoration: none; border-style: initial; border-color: initial; font: normal normal normal 11px/14px arial; border-top-style: solid; border-right-style: solid; border-bottom-style: solid; border-left-style: solid; border-top-color: rgb(204, 204, 204); border-right-color: rgb(204, 204, 204); border-bottom-color: rgb(204, 204, 204); border-left-color: rgb(204, 204, 204); color: rgb(102, 102, 102); width: 247px; ">
O jogador exige que as autoridades do futebol em todo o mundo tomem atitudes contra atos racistas. "Espero que a Federação Russa, a Uefa e a Fifa tenham a reação adequada para este incidente desagradável. Coisas assim não devem ser toleradas em países civilizados", reforçou.
Sergey Fursenko, presidente da Associação Russa de Futebol, já se manifestou. "Roberto Carlos é um dos mais importantes nomes que já chegaram à Rússia para elevar o nível do campeonato e do interesse do público. Ele foi ofendido de uma forma absolutamente descarada. A punição será a mais severa possível", prometeu o dirigente.


O Krylia Sovetov diz já ter identificado o autor do ato. "Identificamos o vídeo do incidente e é possível ver quem é o criminoso. Não sabemos o nome, a identidade não pode ser comprovada ainda. Esperamos que não aconteça novamente. Samarava é uma cidade benevolente e tolerante, visto nossa indignação sincera. A direção da equipe Krylia Sovetov fará todo o possível para identificar e castigar o canalha que cometeu o ato racista", disse o clube em nota no site oficial.
Do Brasil, a Embaixada Russa emitiu comunicado dizendo compartilhar "o constrangimento e a indignação de todas as pessoas civilizadas da Rússia, do Brasil e de todo o mundo, causados com o ato ofensivo e provocador. [...] As medidas para procurar o responsável por esse gesto bizarro e totalmente inaceitável que jamais pode ser chamado de torcedor já estão sendo tomadas. Condenamos com veemência quaisquer manifestações dessa natureza e temos certeza de que esse ato lamentável, que deixou envergonhada toda a comunidade dos torcedores russos e todas as pessoas do bem no nosso país, não afetará as relações de amizade e respeito mútuo entre os povos da Rússia e do Brasil."

0 comentários: