quinta-feira, 23 de junho de 2011

Terreiro de Oxumarê, Salvador, Bahia: falecimento de Cidinho de Oxalá


A casa de Oxumarê vem comunicar que perdemos mais um pouco de nossa história, faleceu  um dos ogans antigo da casa. Cidinho de Oxalá, seu enterro será hoje ás 15 horas no Cemitério Municipal no Bairro de Brotas.

Ogan Cidinho foi escolhido para cuidar da Nana de Egbomy Marieta como esta veio a falecer antes de sua confirmação, ele se recusou a ser confirmado em outros momentos. Para  Ogan Erenilton de Omolu o axé perde um grande nome .

Ogan Cidinho faleceu com 77 anos, deixando lembranças para as novas gerações da casa de Oxumarê. Em momentos diversos ele demonstrava seu descontentamento pela forma como o candomblé é tratado hoje segundo ele “No passado nada se escrevia, tudo era passado de boca a ouvido, escrever mostrava desrespeito, não só a religião como aos próprios orixás”, Ele afirmava que candomblé se aprende na pratica, no cotidiano dos terreiros.

Para Egbomy Soninha de Oxalá filha de Ya Nilzete, Ogan Cidinho era um homem carinhoso com todos da casa. Quando ela fez santo ele foi uma das pessoas que o recebeu com muito carinho, pois além das palavras de conforto e de prosperidade ele tinha muito carinho com meu santo  adorava cantar para Oxalá  e os demais orixás da casa ”. Completou

Informações: 71-3231-0922 - Terreiro de Oxumarê \ Luciane Reis – 71-9959-2350 \ 8782-779 – Yaó de Oxumarê

0 comentários: