domingo, 24 de abril de 2011

Festas de São Jorge: Riotur apoia eventos em Quintino, Santa Cruz e Padre Miguel

Festas de São Jorge: Riotur apoia eventos em Quintino, Santa Cruz e Padre MiguelImprimirE-mail
Rio de Janeiro
Qua, 20 de Abril de 2011 13:07
O feriado municipal de São Jorge está chegando no Rio de Janeiro e com ele alguns eventos em homenagem um dos santos mais venerados no catolicismo. Com apoio da Prefeitura do Rio, através da Riotur, os bairros de Quintino, Santa Cruz e Padre Miguel vão promover festas com cerimônias e diversas atividades, como shows de Swing e Simpatia e Diogo Nogueira. O feriado de São Jorge é no dia 23 de abril, data em que ele foi morto, mas os festejos começam nesta quarta-feira e se estendem até domingo.

Por causa da coincidência da data religiosa com a Semana Santa, as igrejas não celebrarão missa e comunhão aos fiéis no Sábado de Aleluia, até 17h30. Militar do Império Romano que se converteu ao cristianismo e se recusou a lutar contra os cristãos, São Jorge é um dos santos mais queridos dos cariocas, atraindo multidões todos os anos. Abaixo segue a programação:

Projeto Festa São Jorge em Quintino 2011

É o maior dos acontecimentos anuais do bairro de Quintino Bocaiúva. A tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, localizada na Rua Clarimundo de Melo, 769, é celebrada desde 1945 e ganhou mais importância com a criação do feriado municipal de São Jorge. No próximo dia 23 de abril, haverá uma cerimônia em homenagem ao santo. A festa terá barraquinhas de comidas e lembrancinhas. A celebração começa às 5h, e a partir das 7h haverá liturgias de hora em hora até as 16h. O evento encerra às 17h30, com a Bênção do Fogo (rito pascal), seguida pela procissão luminosa pelas ruas do bairro.

48º Cavalgada em Homenagem a São Jorge

A festa acontece em Santa Cruz, no Largo do Bodegão, hoje e no próximo final de semana. No dia 23, às 6h, haverá a tradicional cavalgada e às 21h, apresentação do grupo Samba Pra Gente. No dia 24, no mesmo horário, é a vez do grupo Swing e Simpatia. Nesta quarta-feira, às 21h, tem show de Diogo Nogueira. Acontecerão também várias cerimônias e missas (após 17h30) no evento. A festa também terá barraquinhas de comidas e lembrancinhas.

Projeto São Jorge Guerreando pelos Negros 2011

A festa acontece dia 23 na Rua Figueiredo Camargo, no Ponto Chic, em Padre Miguel. Das 5h, quando acontece uma grande queima de fogos, às 23h, acontecerão cerimônias e missas (após 17h30), além da apresentação de Leandro Sapucay, às 21h. O evento terá ainda barraquinhas de comidas e lembrancinhas.

0 comentários: