terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Agência da ONU para refugiados faz 60 anos; veja galeria comemorativa


13/12/2010 22h00 - Atualizado em 13/12/2010 22h13

Agência da ONU para refugiados faz 60 anos; veja galeria comemorativa

Acnur foi criada em 1950 para lidar com refugiados pós-Segunda Guerra.
Chefe da agência disse que pobreza extrema e clima afetam deslocamentos.

Do G1, em São Paulo
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados completa, nesta terça-feira (14), 60 anos de existência. O chefe da agência, António Guterres, fez um apelo para que os problemas mundiais referentes ao deslocamento e à apatridia ganhem destaque. Em discurso na sede da agência, em Genebra, ele advertiu que novos fatores estão causando deslocamentos forçados.


“Tradicionalmente, o Acnur sempre apoiou os refugiados, pessoas que cruzavam uma fronteira devido a conflitos ou perseguições”, disse. “Mas, hoje, vemos que mais e mais pessoas cruzam fronteiras por causa de pobreza extrema, do impacto das mudanças climáticas, e devido à interrelação desses elementos com conflitos. Então, existem novos padrões de deslocamento forçado, e a comunidade internacional precisa ser capaz de lidar com esses desafios."
Guterres ressaltou os deslocamentos originados na Somália e no Afeganistão como exemplos de problemas de refugiados do século XXI que alcançam inúmeras fronteiras e cujas soluções requerem abordagens novas e globalizadas.
A Acnur foi criada em 1950 pela Assembléia Geral da ONU, com o objetivo de lidar com a situação dos refugiados na Europa, no período pós-Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho se expandiu rapidamente, e em 1956 enfrentou sua primeira grande emergência internacional com o fluxo massivo de refugiados vítimas da repressão da Revolução Húngara por forças soviéticas.

1 comentários:

Anônimo disse...

em nome yá maura de iansã e seus filhos , sentem no momento uma grande perda de uns dos maiores babalorixás de são paulo, pela sua simplicidade, sua humildade,enfim um lesse orisá de coração e honestidade que jamais conhecemos.dei-xamos aqui a certerza de que aonde ele estives sempre estará presente daqueles que sempre o confiou e serviu-los seja na dor ou na alegria.que olodumaré esteja presente em seu coração sempre aonde estiver e sabemos que continuará com sua missão de um grande babalorixá que sempre foi e sempre será.deixamos também nossos pesames a família carnal, bem como a família do asé.