quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Espanha. Bloqueio marroquino deixa vazios os mercados de Melilha

Espanha. Bloqueio marroquino deixa vazios os mercados de Melilha
por Marta Cerqueira, Publicado em 13 de Agosto de 2010 .Governo espanhol desmente racismo contra marroquinos. Juan Carlos já interveio junto do rei Mohamed IV

Dos avisos e comunicados, as autoridades marroquinas passaram à acção. Os mercados de Melilha, cidade autónoma espanhola situada no Norte de África, não foram ontem abastecidos de peixe, marisco, frutas e legumes, produtos perecíveis que normalmente são enviados de Marrocos. Vários camiões carregados de mercadorias ficaram bloqueados na fronteira de Beni-Enzar, segundo ordens da Coordenação da Sociedade Civil do Norte de Marrocos, uma entidade formada por várias associações e partidos políticos da zona fronteiriça de Melilha.

Durante os últimos meses, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Marrocos fez chegar ao governo espanhol uma série de comunicados nos quais denunciava casos de violência por parte das forças de segurança espanholas na fronteira de Melilha. Os textos davam conta de uma "perigosa tendência racista" da polícia espanhola contra cidadãos marroquinos. Entretanto, meios de comunicação de Marrocos divulgavam casos individuais de pessoas torturadas na fronteira. O governo espanhol desmentiu a versão marroquina da história, acrescentado que "a visão unilateral desses episódios não reflecte o espírito de cooperação existente entre os dois países".

Conversações Numa tentativa de apaziguar os conflitos na fronteira, o rei Juan Carlos de Espanha telefonou ao rei de Marrocos, Mohamed VI, tendo ambos manifestado um desejo comum de evitar que "mal-entendidos ou pequenos problemas" possam "perturbar o excelente clima" das relações bilaterais entre os dois países. Combinaram um encontro informal, embora não tenha sido revelada a data nem o local.

Para González Pons, vice-secretário-geral de comunicação do PP, o rei "é o último recurso diplomático de Espanha", que "só deve ser utilizado quando não existe outra opção". Para a oposição, assim como para as autoridades de Melilha, o culpado do conflito é só um: José Luis Zapatero. González Pons garante que a resolução de conflitos diplomáticos "não precisa de um rei, mas sim de um governo empenhado em manter as boas relações com Marrocos".

Boicote Estava previsto que o bloqueio à entrada de mercadorias em Melilha fosse prolongado até sábado, mas as autoridades marroquinas já chegaram a acordo no sentido de terminá--lo ainda hoje. No entanto, o boicote pode ser retomado, durante quatro dias, na próxima semana, sendo desta vez alargado à entrada de camiões de transporte de cimento e tijolos.

Para terça-feira estão já programados bloqueios à entrada de milhares de mulheres marroquinas que todos os dias passam a fronteira para Melilha para trabalharem como empregadas domésticas.


http://www.ionline.pt/conteudo/73628-espanha-bloqueio-marroquino-deixa-vazios-os-mercados-melilha

0 comentários: