terça-feira, 29 de junho de 2010

Michael vive Um ano após sua morte, cantor continua a vender milhões de discos

Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 02:49
Michael vive

Um ano após sua morte, cantor continua a vender milhões de discos


anuncie!

Divulgação

Eterno Michael: a dança, as canções, o vestuário, enfim, o rei do pop
Marco Bezzi
Agência BOM DIA

Nesta sexta-feira, os passos de um bailarino que nasceu negro e morreu branco serão recordados por uma imensa comunidade em todo o mundo.

Neste mesmo dia, há um ano, as notícias desencontradas num fim de tarde davam conta que Michael Jackson havia morrido. O Rei do pop, que acabara de marcar seu retorno aos palcos para 50 shows em Londres, havia sucumbido a doses cavalares de medicamentos. Sua morte levantou suspeitas, dúvidas e polêmicas.

Mas, mais do que isso, amplificou o status da marca Michael Jackson em todo o mundo. Na época, o cantor vinha enfrentando uma baixa de popularidade.

Os 50 espetáculos marcados na Arena O2 seriam a maneira de Jackson levantar dinheiro e voltar ao centro dos holofotes. Os ingressos esgotados e o entusiasmo dos fãs pelos concertos foram o aperitivo do que estava por ocorrer após a sua morte inesperada, naquela quinta-feira no mês de junho de 2009.

Durante toda a semana, a TV brasileira foi bombardeada pelos passos de um mágico. Especiais, documentários, clipes e o filme “This Is It” foram atrações de diferentes canais da TV aberta e a cabo – e as homenagens continuam nesta sexta-feira e se estendem até domingo.

Números
O apelo popular que Michael Jackson mantém entre seus súditos pode ser medido pelos números que o cantor ostenta após sua morte. A Sony Music contabiliza estimadamente 31 milhões de discos vendidos por todo o mundo desde a sua morte.

No Brasil, só no ano passado, foram vendidas 600 mil cópias de seus discos em catálogo. Sua família espera arrecadar US$ 250 milhões entre a vendagem de discos e a arrecadação do filme “This Is It”, neste período de 12 meses após a morte.

São números que impressionam. E que devem continuar a compor a fortuna de Jackson e seus herdeiros, os filhos Prince Michael I, de 13 anos, Paris Michael, de 12, e Prince Michael Jackson II (Blanket), de 5.

Durante a última feira de videogames Exposición E3, a companhia Yves Guillemot confirmou que fechou um acordo com a família Jackson para lançar um jogo de Michael Jackson.

Era o que faltava para conquistar crianças e jovens que não foram expostos ao sucesso explosivo que Jackson protagonizou nos anos 80, especialmente com seu álbum “Thriller”, de 1982.

Homenagens
Em Los Angeles, no fim de semana do dia 25, diversas homenagens serãos prestadas ao cantor em hotéis e casas noturnas. De acordo com o site TMZ – o primeiro a noticiar sua morte –, em nenhum desses eventos sua família deverá comparecer.

No programa “O Melhor do Brasil” (Record), no dia 26, o apresentador Rodrigo Faro irá homenagear Jackson com três danças, em “Thriller”, “Beat It” e “Billie Jean”. Os canais Multishow, GloboNews, VH1 e MTV também dedicam horas e mais horas ao cantor – nascido no dia 29 de agosto de 1958, em Gary, Indiana —, durante toda esta semana.

Na MTV, Michael Jackson apareceu dando seu famoso passo Moonwalk na programação da semana inteira, por meio de especiais sobre a vida do cantor, muitas horas de clipes, a influência dele para mundo pop, além de quadros e matérias dentro da programação do canal.

Silêncio
Com relação a lançamentos e especiais, gravadoras e distribuidoras de filmes se mantiveram em silêncio. A Copa do Mundo foi um dos impedimentos para que novos produtos do Rei fossem divulgados agora – mas, com certeza, deverão surgir, e aos montes: afinal, estamos falando de Michael Jackson.

Sim, o mesmo menino que nasceu com suingue nos pés, foi criado por um pai austero e que cresceu infeliz. O eterno menino, que tinha medo de crescer.

Que virou o artista, o mito, e cravou seu nome na História, reverberando seu talento nos quatro cantos do mundo. Já sua morte foi seu renascimento na indústria da música e do cinema. É esperar pelos próximos passos.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Viva/23414/Michael+vive

0 comentários: