terça-feira, 29 de junho de 2010

Cotas na UFRJ: 10% das vagas e mil computadores para alunos carentes

29.06.10 às 01h15


Cotas na UFRJ: 10% das vagas e mil computadores para alunos carentes
Proposta será votada em agosto. Este ano, metade das chances serão garantidas pela nota do Enem
POR MARIA LUISA BARROS

Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deverá reservar 10% das vagas nos cursos de graduação para candidatos cuja renda familiar per capita não exceda um salário mínimo. Além das cotas, a instituição vai ampliar a política de apoio ao estudante carente oferecendo mil bolsas-auxílio, sendo 600 no primeiro semestre de 2011 e 400 a partir de julho.

Os mil novos alunos selecionados pelo critério de renda receberão bilhetes únicos eletrônicos para o transporte e netbooks. Os estudantes que chegam com deficiência em matérias do Ensino Médio terão, no primeiro ano do curso, disciplinas de reforço em Português, Inglês, Cultura Brasileira, Computação e Matemática.

Metade das vagas, já incluídas as cotas, deverá ser preenchida, a partir deste ano, pelos estudantes melhor colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos serão aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas restantes continuarão sendo oferecidas pelo vestibular tradicional. A proposta do reitor Aloísio Teixeira ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário da instituição (Consuni), que se reunirá em agosto.

Para concorrer em qualquer uma das duas modalidades, o candidato deverá estar inscrito no Enem deste ano — as inscrições vão até 9 de julho pelo site http://enem.inep.gov.br.

Candidatos a vagas na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir a relação dos aprovados pela Internet (www.mec.gov.br). Os estudantes selecionados deverão comparecer à instituição de ensino para a qual foram selecionados nesta quinta e sexta-feira, para efetuar a matrícula.

A relação dos documentos pode ser consultada no boletim individual ou nas 15 universidades e 17 institutos federais que aderiram ao sistema. Se sobrarem vagas, haverá terceira chamada em 8 de julho.

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/6/cotas_na_ufrj_10_das_vagas_e_mil_computadores_para_alunos_carentes_92112.html

0 comentários: