domingo, 2 de maio de 2010

Mais de 100 mil protestam nos EUA contra lei anti-imigração do Arizona

01/05/2010 20h32 - Atualizado em 01/05/2010 20h34

Mais de 100 mil protestam nos EUA contra lei anti-imigração do Arizona
Lei prevê que polícia interrogue suspeitos de estarem no país ilegalmente.
Estado é o principal ponto de entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

Do G1, com agências internacionais

imprimir
Centenas de milhares de pessoas realizaram manifestações em mais de 70 cidades dos Estados Unidos, neste sábado (1º), para protestar contra polêmica lei anti-imigração introduzida no estado do Arizona.


Protesto contra nova lei no Arizona toma ruas de Los Angeles, nos EUA. (Foto: Richard Vogel/AP)O maior protesto ocorreu em Los Angeles, onde a cantora de origem cubana Gloria Estefan e o arcebispo Roger Mahoney lideraram uma marcha que contou com cerca de 100 mil pessoas, segundo a polícia.

A nova lei prevê que a polícia do Arizona aborde e interrogue qualquer pessoa suspeita de estar no país ilegalmente. Manifestantes dizem que a legislação pode tornar alvos cidadãos de origem hispânica, além de inflamar a tensão racial.


Manifestantes carregam faixa com dizeres "todos somos o Arizona" em protesto. (Foto: Richard Vogel/AP)"Todos os homens nascem iguais"
"É o direito de todo americano proteger o lugar onde vivem. Mas isso não lhes dá um motivo para impor uma lei que pode criar racismo e discriminação", disse Gloria Estefan à multidão reunida em Los Angeles.

Os manifestantes seguravam cartazes pedindo um boicote ao Arizona ou até com a imagem do governador republicano Jan Brewer como Adolf Hitler. Manifestantes gritavam frases como "Vergonha para Arizona" e "Todos os homens nascem iguais".

Muitos presentes acenavam a bandeira americana e outros gritavam frases pedindo a intervenção do presidente Barack Obama.


No total, mais de 70 passeatas foram convocadas para em todo território dos EUA. (Foto: Richard Vogel/AP)A nova legislação foi assinada no início de abril por Brewer, que disse que ela "protege todos os cidadãos americanos". Aqueles que apoiam a lei dizem que ela ajudará a controlar a imigração ilegal no Arizona.

O estado é o principal ponto de entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos e abriga cerca de 460 mil deles.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/mais-de-100-mil-pessoas-protestam-nos-eua-contra-lei-anti-imigracao-do-arizona.html

0 comentários: