domingo, 2 de maio de 2010

Polícia de Nova York desarma bomba em carro na Times Square

02/05/2010 04h12 - Atualizado em 02/05/2010 07h55

Polícia de Nova York desarma
bomba em carro na Times Square
'Poderia ter sido um evento bastante mortal', afirmou o prefeito de NY.
Região segue interditada no começo da madrugada de domingo (2).

Do G1, com agências internacionais*

imprimir
A Polícia de Nova York informou na madrugada deste domingo (2) que desarmou a bomba que estava dentro de um carro encontrado na região de Times Square na noite deste sábado, sem a necessidade de explosões.

Estava na região da Times Square na hora? Mande fotos e vídeos ao VC no G1


Em entrevista coletiva dada no local no começo da madrugada, o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, afirmou que a bomba colocada na van estacionada entre a Rua 45 e a 7ª Avenida aparentemente foi feita de "maneira amadora". Uma explosão, no entanto, poderia ser fatal, e a polícia evitou uma tragédia, disse o prefeito.

Poderia ter sido um evento bastante mortal. Não temos ideia de quem fez isso e por quê"Michael Bloomberg, prefeito de NY"Poderia ter sido um evento bastante mortal. Não temos ideia de quem fez isso e por quê", afirmou Bloomberg, ressaltando que a polícia trabalhará para identificar os responsáveis pelo carro-bomba. Imagens de câmeras de segurança foram analisadas, mas nenhum suspeito foi apontado.Outras câmeras serão verificadas.

O prefeito contou ainda que um vendedor que trabalha na região avisou a polícia por volta das 18h30 locais (19h30 no horário de Brasília), depois de ver fumaça saindo do veículo. O fato de que a placa não coincidia com o modelo do automóvel fez com que a polícia evacuasse e isolasse imediatamente o perímetro entre as ruas 42 e 47.

No fim da noite, um oficial do Corpo de Bombeiros de Nova York afirmou a agências de notícias que a van continha explosivos, gasolina, propano e fios queimados.

O chefe do Departamento de Polícia de Nova York, Raymond Kelly, detalhou na mesma entrevista coletiva de Bloomberg que no interior do veículo havia cilindros de gás propano e galões de gasolina, assim como fogos de artifício de consumo doméstico, dois relógios, cabos e outros materiais, e qualificou a bomba de "improvisada".


Parte da Times Square foi esvaziada às pressas na noite deste sábado (1º), enquanto esquadrão antibombas trabalhava no local para inspecionar veículo suspeito (Foto: Cary Horowitz/Reuters)Por volta da meia-noite no horário local, o porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York Paul Browne havia confirmado que se tratava de um carro-bomba. O esquadrão antibombas trabalhou durante toda a noite para desarmar o artefato e procurar outros explosivos na região. Robôs foram usados na operação.

Segundo Browne, o carro suspeito soltava fumaça e um bombeiro viu um clarão de luz em seu interior. De acordo com a Reuters, um bombeiro teria presenciado uma "miniexplosão" no interior do carro uma hora e meia antes da interdição da rua.

Ação foi elogiada por Obama


Quadras da Times Square foram evacuadas (Foto:
Craig Ruttle/AP)Os clientes dos teatros e restaurantes da região – que abriga o famoso circuito de musicais da Broadway – foram instruídos a permanecer no interior dos locais ou deixar a área. No entanto, apenas policiais e bombeiros puderam entrar no perímetro isolado, por volta das 21h locais (20h em Brasília).

No começo da madrugada, o presidente Barack Obama elogiou a "rápida ação" da polícia no caso. Um comunicado emitido pela Casa Branca disse que o Departamento de Polícia de Nova York havia feito um "trabalho excelente", em resposta ao incidente.

O documento diz ainda que o governo federal está disposto a oferecer ajuda para a investigação do caso.

*Com informações da EFE e da Reuters

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/policia-de-nova-york-desarma-bomba-em-carro-na-times-square.html

0 comentários: