Neste dia 23 de Março ás 15 horas no auditório do prédio anexo da Assembléia Legislativa dos Deputados do Estado de São Paulo, acontece a reunião que esta sendo organizada pela Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro - ANTAB em parceria com o Coletivo Gestor de Négócios e Turismo Afro Brasileiro - CGTNAB para discutir as seguintes pautas:-
1-) PLATAFORMA POLITICA AFRO - BRASILEIRA COM A PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATOS NEGROS NAS ELEIÇÕES DE 2010;
2-) GARANTIAS PARA NEGROS E AFRO DESCENDENTES NAS FEIRAS, EVENTOS E CAMPANHAS PÚBLICITÁRIAS;
3-) CRONOGRAMA ESTADUAL DO SEMINÁRIO DE TURISMO E EMPREENDEDORISMO AFRO, OPORTUNIDADES COM A COPA DO MUNDO DE 2010;
4-) APRESENTAÇÃO DA DELEGAÇÃO DE EMPREENDEDORES AFROS E REPRESENTANTES AFRICANOS QUE ESTARÃO NA FEIRA INTERNACIONAL HAIR BRASIL;
Entidades e Orgãos convidados:-
* UNIÃO BRASILEIRA DE FEIRAS - UBRAFE
* MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
* OAB/SÃO PAULO
* ABIHPEC
* SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO
* SPTURIS
* CAMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
* CENTRO CULTURAL AFRICANO
* PREFEITURAS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
* SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE SÃO PAULO
* MINISTERIO DOS ESPORTES
* MINISTÉRIO DO TURISMO
Convidamdos a todas as lideranças, entidades, empresas, intelectuais, e interessados a prestigiarem este evento nos dando a honra de sua presença.
Atenciosamente,
Francisco Henrique Silvino
Pres. da ANTAB e do CGTNAB
(110 7393-1577
--
FRANCISCO HENRIQUE
PRES. DA EXPOAFRO BRAZIL
PRES. DA ANTAB
(11) 8719-6788 ou (19)9685-5641
assocnacionalafro@yahoo.com
expoafrobrazil@gmail.com
sexta-feira, 19 de março de 2010
PLATAFORMA POLITICA AFRO - BRASILEIRA COM A PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATOS NEGROS NAS ELEIÇÕES DE 2010;
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 11:03 0 comentários
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Revista mexicana gera polêmica nos EUA sobre racismo
11/07/08 - 08h46 - Atualizado em 11/07/08 - 08h50
Revista mexicana gera polêmica nos EUA sobre racismo
Wal-Mart suspende a venda da tradicional publicação após queixa de cliente negra.
Da BBC
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A cadeia de lojas Wal-Mart, a maior dos Estados Unidos, decidiu retirar de venda a revista em quadrinhos Memín Pinguín - uma das mais populares do México - depois que uma cliente se queixou de que a publicação é "racista".
Memín é um menino negro que vive em um bairro pobre da Cidade do México, tem lábios muito grossos, olhos e orelhas grandes. Ele vende jornais e engraxa sapatos, mas também vai à escola.
Ele vive com a mãe, o único outro personagem negro da história.
A cliente que se queixou formalmente aos diretores da Wal-Mart, Shawnedria McGinty, também é negra e disse que a caricatura é um insulto. Ela disse que ao abrir a revista se perguntou se o desenho mostrava um menino ou um macaco.
McGinty recebeu o apoio do militante afro-americano Quannel X, que disse em um discurso que os desenhos - "a mãe com lábios grandes e a pele escura, como se fosse um gorila, e ele (Memín), como um macaquinho" - eram como uma bofetada nos negros dos Estados Unidos.
A polêmica aumentou ainda mais porque a edição da revista que a Wal-Mart oferecia tinha o título Memín para presidente, algo que muitos interpretaram como uma alusão à participação de um candidato negro na atual corrida presidencial americana.
Muitos viram nesta revista uma alusão às eleições americanas. O negro Barak Obama é negro e é pré-candidato à sucessão do presidente George W. Bush.
'Ignorância'
A revista em quadrinhos é conhecida no México desde 1940, quando apareceu pela primeira vez. Ao longo dos anos vem sendo uma das mais populares entre as crianças.
A empresa que edita a revista nega que ela tenha conteúdo racista.
"Tomaram esta história como uma questão discriminatória, quando na verdade não é", disse à BBC Mundo Manelick de la Parra, presidente da editora Vid.
Segundo ele, se trata "da história de um negrinho que se destaca e se impõe em uma sociedade discriminatória e sempre ganha. Isto é o que torna Memín tão especial", explicou.
De la Parra disse que Memín para presidente faz referência às eleições presidenciais mexicanas de 2006, e que foi nesse momento que ela foi às bancas no México.
O empresário reclama que este incidente só vai aprofundar as diferenças entre as comunidades mexicanas e afro-americanas, e atribui a queixa e a decisão da Wal-Mart à ignorância.
"E com a ignorância vêm repressão e falta de liberdade", afirmou.
A editora diz que a decisão da Wal-Mart não chega a prejudicar seu desempenho financeiro. Na verdade, a editora seria beneficiada, segundo o presidente da empresa, com o que ele considera uma "publicidade maravilhosa para aqueles que sabem que Memín Pinguín não é racista".
Choque cultural
A reação provocada por Memín pode ter fundos culturais que mostram as diferenças entre Estados Unidos e México.
"A figura de Memín não se traduziu muito bem na cultura americana", disse Raúl Ramos, do Departamento de Estudos México-americanos, da Universidade de Houston, no Estado americano do Texas.
Ramos explica que as falhas de tradução se aplicam também às imagens "porque a sensibilidade ante os temas afro-americanos são diferentes no México, onde não há uma grande comunidade negra, e nos Estados Unidos, onde há um histórico de ícones com conotação racista, como Tia Jemima (imagem de uma marca de panquecas)".
O incidente com Memín Pinguín é para Ramos um exemplo do que acontece quando duas culturas se encontram.
"Isto é resultado da globalização e das migrações de mexicanos para os Estados Unidos e é inevitável. Estas coisas vão continuar acontecendo", disse Ramos.
Mesmo que a comunidade hispânica e a afro-americana tenham lutado juntas em frentes contra o racismo e a exclusão social, "também há diferenças culturais e de linguagem que são muito difíceis de superar".
Ramos espera que o incidente sirva para mostrar que estas diferenças existem e para que as comunidades envolvidas façam um esforço para se entenderem melhor.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL643260-5602,00-REVISTA+MEXICANA+GERA+POLEMICA+NOS+EUA+SOBRE+RACISMO.html
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 00:12 0 comentários
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Religião dominante no Haiti, vodu mistura elementos cristãos e crenças africanas
28/01/10 - 07h00 - Atualizado em 28/01/10 - 12h46
Religião dominante no Haiti, vodu mistura elementos cristãos e crenças africanas
Religião foi oficializada pelo governo e é praticada nacionalmente.
Rituais lembram a umbanda e o candomblé brasileiros.
Giovana Sanchez
Do G1, em São Paulo
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Em meio à situação de catástrofe humanitária vivida pelos haitianos após o terremoto que devastou o país no dia 12 deste mês, o cônsul do Haiti em São Paulo foi pego numa declaração dizendo que toda aquela tragédia era culpa de uma 'maldição' feita 'pelos africanos que moram lá'. Tentando associar a 'maldição' à 'macumba', George Samuel Antoine quis dizer basicamente que o terremoto foi culpa do vodu - religião amplamente praticada pelos cidadãos do país.
No dia seguinte, o cônsul pediu desculpas pelos comentários - ele ainda disse que a 'desgraça de lá' estava sendo 'boa pra gente aqui'. Mas o "flagra", segundo analistas entrevistados pelo G1, mostra um preconceito que há muitos anos domina a elite ocidental de maneira geral: a visão de que o vodu é uma crença primitiva e de que seria responsável pelo atraso social e até econômico do Haiti.
Cobertura completa: terremoto no Haiti
Haitianas dançam em ritual de vodu em abril de 2004 (Foto: Thony Belizaire/AFP)
A religião existe antes mesmo da criação do país. Uma versão amplamente aceita da história da independência do Haiti, em 1804, conta que a revolta dos negros teve origem em um ritual de vodu.
"O vodu é central na história haitiana e atinge a maior parte da população", explica o antropólogo e professor do programa de pós-graduação em antropologia social da UFRJ Federico Neiburg. Segundo ele, a religião foi construída nas Américas por escravos, como o candomblé no Brasil, e mistura elementos de cultos africanos com o cristianismo. Há entidades que são associadas com santos, e datas festivas católicas que são celebradas pelos praticantes do vodu. "Junto com o vodu, surge uma língua, que é o crioulo, que também é uma mistura."
Veja imagens de cerimônias de vodu no Haiti
Apesar de o vodu estar profundamente atrelado à tradição e aos valores nacionais, houve durante muitos anos uma perseguição aos seus praticantes no Haiti. "A elite haitiana que fez a revolução olhava mais para a França do que para a África. Esse olhar fez com que, durante quase um século, até o início do século XX, a elite haitiana tivesse uma relação paradoxal: rejeitavam o vodu, embora muitos integrantes conhecessem e até praticassem a religião. Eles colocavam a prática como a causa do atraso da nação. Isso começou a mudar na década de 1920 e 1930, no contexto da ocupação norte-americana do país. Essa ocupação (de 1915 a 1934) produziu na elite um sentimento nacionalista e uma volta do olhar para a África", explica o professor Neiburg.
O vodu ainda sofreria um outro revés, em 1940, quando houve uma campanha contra a prática no país. A religião só foi reconhecida oficialmente pelo Estado com a promulgação da Constituição de 1987, que também reconheceu o crioulo como um dos idiomas oficiais do país.
Conheça um pouco sobre os rituais do vodu haitiano:
Iniciação e casamento com espíritos
Segundo a cientista social e doutoranda em antropologia Flávia Dalmaso, que esteve no país presenciando cerimônias de vodu, a iniciação é feita com dança, comida e incorporação de espíritos. Mas isso tudo depois que o iniciado passa uma semana no ‘oufo’, que é local do culto.
Os casamentos, que são realizados entre pessoas e espíritos, também são celebrados geralmente com dança e comida. Na cerimônia presenciada por Flávia, um homem se casou com um espírito que havia solicitado o matrimônio. "A pessoa que encarnou o espírito usou um vestido de cetim zul, que era a cor preferida da entidade, e o noivo estava de branco."
Homem pratica ritual em julho de 2000, no norte de Porto Príncipe (Foto: Thony Belizaire/AFP )
Flávia disse que as cerimônias variam, mas que geralmente quem realiza o matrimônio é um 'père’ - pessoas que fizeram o seminário católico, mas não chegaram a ser padres. Eles se vestem como padres católicos, leem preces e jogam água benta. "É uma figura muito importante no vodu. Estão presentes na iniciação, nas novenas e realizam casamentos", explica ela.
Após se casar com um espírito, o praticante deve respeitar seu desejo e passar um dos dias da semana sozinho, sem sair com ninguém.
Cerimônias e possessão
As cerimônias de vodu haitiano têm música e dança. As mulheres geralmente usam lenços na cabeça e dançam descalças. De acordo com o antropólogo José Renato Baptista, que está terminando o doutorado sobre o vodu e ficou um ano e meio no Haiti, algumas danças são muito sensuais, valorizando o movimento dos ombros e dos quadris. "As cerimônias são marcadas pelo ritmo, é uma música forte, muito interessante, agitada, tocada normalmente por três ou mais tambores, mais ou menos como o nosso candomblé", explica ele.
Já a questão da possessão, segundo ele, "é um grande mistério". "É uma discussão profunda. Partimos do pressuposto de que aquela experiência se baseia numa verdade vivida por aquelas pessoas." A possessão ocorre em situações específicas e, segundo José Renato, é parte fundamental da religião à medida que é uma forma de contato privilegiado com as divindades.
O chefe religioso é o ‘ougan’ - o equivalente ao nosso pai de santo. O equivalente feminino ao ougan é o ‘mambo’. São eles que percebem a presença das entidades - os 'loan'. Isso pode acontecer por cartas, ou por pessoas que passam por crises pessoais. "Essa relação com os loan pressupõe uma relação com ancestrais ou uma relação mítica. O pressuposto fundamental é servir a uma divindade. Muitas vezes esse loan é uma herança familiar, um ancestral que se manifesta, que vem para ajudar ou cuidar de seus parentes. A formação do vodu tem muito a ver com essa idéia do culto aos ancestrais", explica o antropólogo.
Sacrifício animal
Diferentemente das religiões de origem africana praticadas no Brasil, no vodu haitiano o sacrifício animal é realizado publicamente. O animal é morto, seu sangue é utilizado em determinadas ações rituais e depois a carne é preparada e servida como comida na cerimônia. O sacrifício é realizado como uma oferenda para as divindades.
O animal é sacrificado em homenagem às entidades. Depois, a carne é preparada e servida para os seguidores. Na foto, um sacrifício durante ritual em abril de 2003 (Foto: Thony Belizaire/AFP)
Zumbis
A simbologia do zumbi é muito conhecida no Ocidente principalmente por terem sido imortalizados no cinema, em filmes como "The white zombies" (de Victor Halperin, 1932) e "A noite dos mortos vivos" (dirigido por George Romero, em 1968). O zumbi seria uma pessoa que ingere uma substância, tem uma morte aparente e, depois de enterrada, é tirada do túmulo e fica num estado letárgico sob os comandos de alguém.
Leia ainda: 'Zumbilândia' celebra com bom humor o legado dos mortos-vivos no cinema
Leia ainda: Cientista defende verdades por trás do mito dos zumbis
Segundo José Renato, o zumbi é, antes de tudo, um escravo. "Existe todo um mito em torno das ideias de envenenamento, de utilização de magia no Haiti. Há um preconceito construído em torno disso. Eu vivi um ano e meio no país e nunca vi um zumbi. Muitas vezes, quando alguém fala de zumbi, pode ser uma pessoa abandonada pela família, há casos de pessoas que perdem a memória e essa pessoa pode ser apropriada como um empregado não remunerado. Há uma mística em torno da figura, mas eu não duvido que exista."
Segundo ele, no norte do país, nas plantações de cana, fala-se que a riqueza de certos fazendeiros advem de terem muitos zumbis trabalhando. "A ideia da mão-de-obra escrava tem muito a ver com isso, é preciso contextualizar", explica José Renato.
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1458708-16107,00-RELIGIAO+DOMINANTE+NO+HAITI+VODU+MISTURA+ELEMENTOS+CRISTAOS+E+CRENCAS+AFRIC.html
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 00:07 0 comentários
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Alto-falante 'convida' clientes negros a saírem de loja Walmart nos EUA
18/03/10 - 10h55 - Atualizado em 18/03/10 - 11h32
Alto-falante 'convida' clientes negros a saírem de loja Walmart nos EUA
Anúncio provocou protestos de consumidores em cidade de Nova Jersey.
Empresa disse que é inaceitável e afirmou que já investiga o caso.
Da AP
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A rede varejista Walmart pediu perdão aos seus clientes nesta quarta-feira (17) nos EUA depois que um alto-falante dentro de uma loja da empresa em Nova Jersey pediu que os negros deixassem o local. O ocorrido provocou protestos de grupos pró-direitos dos negros.
O caso ocorreu na noite de domingo, em Washington Township. Uma voz de homem soou no altofalante e anunciou: 'Atenção, clientes do Walmart: todos os negros, saiam da loja agora'.
Vendedores da loja logo tomaram posse do sistema e pediram desculpas pela observação. Ainda não está claro quem foi o responsável.
Muitos clientes reclamaram com a gerência.
"Quero saber quem foi, porque isso é um tapa na cara dos que ensinam a tolerância para as crianças", disse Sheila Ellington, que estava na loja com sua amiga Patricia Covington. "Se era uma piada, não teve graça", disse.
Shelia Ellington e Patricio Covington dão entrevista a rede local nesta quarta-feira (17). (Foto: AFP)
Representantes da loja disseram que o anúncio foi "inaceitável" e que eles estavam apurando quem foi o responsável.
Já houve reclamações anteriores de clientes negros que teriam sido maltratados em lojas do Walmart. A companhia já enfrentou problemas legais relacionados a negros que teriam sido preteridos em promoções e aumentos salariais.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1534680-5602,00-ALTOFALANTE+CONVIDA+CLIENTES+NEGROS+A+SAIREM+DE+LOJA+WALMART+NOS+EUA.html
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 00:06 0 comentários
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quinta-feira, 18 de março de 2010
DECLARA O DIA DOS PRETOS VELHOS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
PROJETO DE LEI Nº 1927/2008
EMENTA:
DECLARA O DIA DOS PRETOS VELHOS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado ÁTILA NUNES
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Declara como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro o Dia dos Pretos Velhos, com que se reverencia a figura deste importante orixá dos cultos afro-brasileiros, comemorado anualmente no dia 13 de Maio.
Art. 2º - A data será comemorada com festejos programados e realizados pelas Secretarias de Turismo e Ciência e Cultura e incluídos no calendário oficial e turístico do Estado.
Parágrafo único - Nas comemorações a que se refere este artigo as Secretarias mencionadas darão especial atenção às providências necessárias à Segurança e ao bem-estar do público.
Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 04 de Dezembro de 2008.
DEPUTADO ÁTILA NUNES
JUSTIFICATIVA
A finalidade principal do projeto é reconhecer, oficialmente, essa manifestação religiosa é realizada a mais de 300 anos em nossa cidade, trazida pelos afro-descendentes que aqui chegaram como escravos, trazendo suas tradições e cultura. É um patrimônio vivo, dinâmico e um bem cultural intangível do povo fluminense.
Os Pretos-velhos são nossos Guias ou Protetores. Usam branco ou preto e branco. Essas cores são usadas porque os Pretos-Velhos são almas de escravos. O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" é para sinalizar sua experiência, adquirindo assim sabedoria, paciência, compreensão. É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham.
O dia em que são homenageados os Pretos-Velhos é 13 de Maio, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (libertação dos escravos).
Legislação Citada
Atalho para outros documentos
Informações Básicas
Código 20080301927 Autor ÁTILA NUNES
Protocolo 17039 Mensagem
Regime de Tramitação Ordinária
Link:
Datas:
Entrada 09/12/2008 Despacho 09/12/2008
Publicação 10/12/2008 Republicação
Comissões a serem distribuidas
01.:Constituição e Justiça
02.:Cultura
TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 1927/2008
Cadastro de Proposições Data Public Autor(es)
Projeto de Lei
20080301927
DECLARA O DIA DOS PRETOS VELHOS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. => 20080301927 => {Constituição e Justiça Cultura } 10/12/2008 Átila Nunes
Distribuição => 20080301927 => Comissão de Constituição e Justiça => Relator: LUIZ PAULO => Proposição 20080301927 => Parecer: Pela Constitucionalidade com Emenda 28/05/2009
Distribuição => 20080301927 => Comissão de Cultura => Relator: PAULO MELO => Proposição 20080301927 => Parecer: Favorável com a Emenda da Comissão de Constituição e Justiça 11/09/2009
Envio ao Plenário; => Inclusão na Ordem do Dia 11/09/2009
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0711.nsf/012cfef1f272c0ec832566ec0018d831/46a431ed7057d94583257519005d1a34?OpenDocument
Postado por LUIZ FERNANDO MARTINS DA SILVA às 23:20 0 comentários
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