domingo, 17 de julho de 2011

Nelson Mandela 50 Conferência Nacional: Nelson Mandela o discurso de encerramento

Nelson Mandela50 Conferência Nacional: Nelson Mandela o discurso de encerramento
20 de dezembro de 1997, Mafikeng
Meu presidente,  camarada Thabo Mbeki;Meus líderes, membros do NEC, `s PEC, e` s BEC;Colegas e camaradas;Prrezados Senhores.
Chegou a hora de entregar o bastão.
Chegou o momento para afirmar e celebrar as decisões que você tomou de pôr em prática a decisões do coletivo, da liderança nacional, que o ANC terá  para o novo milênio. Senhores  delegados falaram, no verdadeiro espírito do ANC.
Mas vocês tem falado para além do  seus próprios
 nomesSuas vozes  foram levada para além dos limites deste corredor para cada casa na aldeia, município, e subúrbio, vocês estavam fazendo eco da vontade de centenas de milhares de membros do ANC; vocês estavam expressando os pontos de vista dos milhões de sul-africanos, que quer ver o ANC como o guardião da sua mais profunda esperança de uma vida melhor.
O tempo veio para me levar embora.
Chegou a hora de entregar o bastão de uma caminahda que começou há mais de 85 anos atrás, em Mangaung, ou melhor mais, séculos atrás, quando os guerreiros de Autshumanyo, Makhanda, Mzilikazi, Moshweshwe, Khama, Sekhukhuni, Lobatsibeni, Cetshwayo, Nghunghunyane, Uithalder e Ramabulana, sacrificaram as suas vidas para defender a dignidade e integridade de seu ser como povo.
Quando nós  recebemos o bastão de Dube, Plaatjie Sol, Gandhi, Abduraman Abdul, Maxeke Charlotte, Gumede, Mahabane e outros, que não puderam ter vivenciado inteiramente o significado da ocasião,pois nós estávamos preocupados com o detalhe do momento. No entanto, em seus caminhos misteriosos, a história e o destino estavam prestes a nos ditar o que devemos caminhar pelo vale da morte uma e outra vez antes de chegarmos a topo da montanha dos desejos do povo.
E assim chegou o momento para abrir caminho para uma nova geração, com a certeza de que, apesar de nossos erros numerosos, buscou-se a servir a causa da liberdade, se nós tropeçamos de vez em quando, os hematomas sofridos foram a marca das lições que nós tivemos que aprender a fazer a nossa humilde contribuição para o nascimento de nossa nação, assim o nosso povo pode começar, após o interregno de derrota e humilhação, para construir suas vidas de novo como mestres de seu próprio destino coletivo.
Estou certo de que falo em nome dos veteranos que engradeceram esta Conferência histórica, e muitos outros, quando digo que, se tivemos a sorte de sentir o cheiro doce da liberdade, há muitos mais que merecida, talvez mais do que nós,estar aqui para testemunhar a ascensão de uma geração que alimentou. Mas para as pedras e flechas da fortuna ultrajante, Oliver Tambo, Moisés Kotane, Yusuf Dadoo, JB Marks, Lilian Ngoyi, Florence Mophosho, Kate Molale, Alex La Guma, Helen Joseph, Joe Slovo, Bram Fischer, Moses Mabhida, Ruth First e outros tiveram queter sido testemunha do fim de uma volta desta maratona que corriam com tanta energia e devoção.
É  seu nome que nós dizemos a vocês: aqui estão as rédeas do movimento - proteger e guardar seu precioso legado, defender a sua unidade e integridade como discípulos comprometidos de mudança; prossecução dos seus objectivos populares como verdadeiros revolucionários que procuram apenas para servir a nação.
Se passamos essas demandas para vocês, é porque você aceitaram o peso da responsabilidade quando você decidiram entrar para as fileiras do movimento  de mudança fundamental. Vocês responderam ao chamado do destino para trazer para a realidade do dia quando as pessoas podem realmente governar.
Se passamos essas demandas a vocês, é porque você executaram tal Conferência com sucesso - demonstrando para todos verem, a qualidade do ANC como o principal agente de mudança social. No conteúdo das nossas resoluções, no espírito de camaradagem que caracterizam a nossa comunhão nos últimos cinco dias, esta Conferência Nacional de 50 a ANC tem demonstrado mais uma vez a força da democracia interna na nossa organização, inspirados pela busca de respostas para as desafios que enfrentamos.
A este respeito, gostaria de agradecer a todos os delegados e convidados, o ANC, os nossos colegas na Aliança Tri-partite, outras organizações democráticas e os nossos amigos do exterior para garantir que nós tivemos um evento tão memorável. Eu vou lembrar com carinho para essa experiência, enquanto eu viver.
Funcionar como um fio de ouro através das decisões que tomamos é uma reafirmação do que o ANC sempre foi sinónimo de:

    
para trazer a mudança fundamental para a vida de todos os sul-africanos, especialmente os pobres;
    
reconhecer as contradições reais em nossa sociedade e aoenfrenta-los corajosamente,  para buscar a sua melhor resolução;
    
para evitar passos que agravam ainda mais o conflito social e     para construir a nossa nova nação pela contínua e conscientemente exorcizar o demônio do racismo, tribalismo e da intolerância religiosa.
Se estes objectivos não são propriamente novos, as circunstâncias em que eles têm de ser perseguidos são diferentes: nós operamos em um mundo que está à procura de uma vida melhor - sem a prisão de um dogma. Neste sentido, portanto,   iniciamos um caminho novo para o novo século.
A resposta de alguns partidos políticos e setores da sociedade, incluindo a mídia para o meu Political Report não foi inesperado, e, se alguma coisa, confirma tudo o que dissemos.
Camaradas e amigos;
Mais frequentemente do que não, uma época cria e nutre os indivíduos que estão associados com sua torção e voltas. E assim um nome se torna o símbolo de uma era.
À medida que passar o bastão, é adequado que eu deveria agradecer ao ANC para moldar-me como um símbolo do que ele representa. Eu sei que o amor eo respeito que eu tenho apreciado é o amor e respeito pelo ANC e seus ideais. Eu sei que a valorização mundial da África do Sul é o milagre  da dignidade de seu povo é a apreciação, em primeiro lugar, do trabalho do ANC.
Nos primeiros anos, quando eu estava bem verde e cru nas fileiras do movimento, Constatine Ramohanoe, o presidente Transvaal do CNA me levou de trem e a pé para visitar aldeias, cidades , e ensinou-me e à minha geração nunca perder o contato com o povo.
Durante esse período, Moisés Kotane, em sua forma curta e disciplinador nos mostrou maneiras de nutrir as pessoas de pensamentos e compromissos com os pobres. Yusuf Dadoo trouxe à tona a importância da ação conjunta entre todas as forças democráticas e oprimidos. Bram Fischer e Michael Harmel nos trouxe para o debate do Partido Comunista e nos ajudou a compreender que os problemas precisam ser abordados de diferentes ângulos. Chefe Albert Luthuli ensinou-nos que a reconciliação não é uma antítese à luta revolucionária e transformação.
E Oliver Tambo, foi como ninguém um irmão e um amigo para mim. Ele enriqueceu a minha própria vida e do intelecto, e nem eu nem mesmo este país pode esquecer este colosso de nossa história.
Todos estes gigantes e muito mais - os vivos e os mortos - foram um grupo de camaradas que não só compensou a minha própria fraqueza, mas eles também me designaram tarefas onde minhas forças poderiam crescer e prosperar. O que sou hoje é por causa deles, é por causa do ANC, é por causa da Alliance Tri-partite.
Mas eu acho que esta experiência transcende a minha própria vida e toca na questão da política de quadros muito que deliberou-se  no últimos dias. Eu digo isso porque sei que entre vós há muitos que têm um potencial tão grande - revolucionários adequado para a nova era: os organizadores, intelectuais, líderes de massa, ativistas e estrategistas em todos os níveis do movimento. Devemos cultivar a todos vocês, e deixe os seus pontos fortes brilhar.
Chegou a hora de entregar o bastão. E eu pessoalmente gosto do momento em que os veteranos meus companheiros e eu vou ser capaz de observar de perto e ser de juiz de longe. Em 1999 se aproxima, eu me esforçarei como Presidente do Estado a delegar mais e mais responsabilidade, de modo a assegurar uma transição suave para a nova presidência.
Assim eu vou poder ter essa oportunidade em meus últimos anos para estragar os meus netos e tentar de várias maneiras para ajudar todas as crianças Sul-Africanas, especialmente aquelas que têm sido vítimas infelizes de um sistema que não se importava com elas. Além disso, vou ter mais tempo para continuar os debates com Chopo, Zizi e outros, que os 20 anos de um rabulo na Ilha não conseguiu resolver.
Deixe-me assegurá-lo e as pessoas de nosso país que, na minha maneira humilde, vou continuar a estar a serviço de transformação, e para o ANC, o único movimento que é capaz de provocar essa transformação. Como um membro comum da ANC Suponho que também terei muitos privilégios que têm sido privados  ao longo dos anos: ser tão crítico como eu posso ser; para desafiar qualquer sinal de "autocracia", e para fazer lobby para os meus candidatos preferenciais para eleva-los a partir do nível sectorial.
Em uma nota mais grave, porém, gostaria de reiterar que continuarei a ser um membro disciplinado do ANC, e em meus últimos meses no Gabinete de governo, eu vou sempre ser orientado pelas políticas do ANC, e encontrar mecanismos que permitam que você me critiquem  sobre as articulações para qualquer indiscrições.
Nossa geração atravessou um século que foi caracterizado por conflitos, derramamento de sangue, ódio e intolerância, um século que tentou mas não conseguiu resolver totalmente os problemas da disparidade entre ricos e pobres, entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos.
Espero que nossos esforços como o ANC têm contribuído e continuarão a contribuir para essa busca de uma ordem mundial justa.
Hoje marca o final de mais uma volta na corrida de revezamento que - ainda continuar por muitas décadas mais - quando tirar licença para que a geração, dos competentes  advogados, especialistas em informática, economistas, financistas, industriais, médicos, advogados, engenheiros e acima todos os trabalhadores comuns e os camponeses possam tomar a ANC para o novo milênio.
Estou ansioso para o período em que eu serei capaz de acordar com o sol, para andar as colinas e vales de Qunu em paz e tranquilidade. E estou confiante que este será certamente o caso porque, como eu faço isso, e ver os sorrisos nos rostos das crianças que refletem a luz do sol em seus corações, eu sei, camarada Thabo e sua equipe, que estamos na caminho certo, você serão bem sucedidos.
Eu sei que o ANC vive - que continua a liderar!


0 comentários: