quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estudantes acusados de racismo são condenados

Publicada em 1/12/2010

Cidade
Estudantes acusados de racismo são condenados
Decisão aponta três meses de detenção e um ano de reclusão; advogado irá recorrer

Os três estudantes de medicina que foram acusados de bater com um tapete e chamar um auxiliar de serviços gerais de negro em dezembro do ano passado, em Ribeirão Preto, foram condenados a três meses de detenção por lesão corporal leve e um ano de reclusão, substituído por prestação de serviço comunitário, pelo crime de injúria grave.

A decisão é da juíza Ilona Márcia Bittencourt Cruz Faggioni, da 5ª Vara Criminal, que não classificou a injúria por racismo por entender que a vítima, Geraldo Garcia, 55, teve a sua honra ofendida de forma subjetiva.

A agressão aconteceu em dezembro do ano passado e ganhou repercussão nacional depois Abrahão Afiúne Júnior, 19 anos, Emílio Pechulo Ederson, 20, e Felipe Grion Trevisani, 21, foram presos em flagrante pela Polícia Civil. Cada um pagou R$ 5.548 de fiança e depois de 12 horas, tiveram a liberdade provisória decretada.

Um dos advogado dos rapazes, Hélio Rocha, afirmou que irá recorrer das duas decisões. "Irei buscar a absolvição ou a desclassificação do crime de injúria. Não houve injúria grave", afirmou. A vítima não foi encontrada pela reportagem. (Gabriela Yamada)

0 comentários: