sábado, 6 de novembro de 2010

Papa chega à Espanha e pede um encontro entre fé e laicismo

06/11/2010 08h38 - Atualizado em 06/11/2010 09h42
Papa chega à Espanha e pede um encontro entre fé e laicismo
Pontífice fez declarações dentro de avião, antes de pousar.
Milhares de pessoas aguardam celebração em Santiago de Compostela.
Da France Presse
imprimir
O Papa Bento XVI chegou neste sábado (6) à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, onde pediu um encontro entre a fé e o laicismo na Europa e não um enfrentamento, num momento em que nesse país há um forte choque entre fé e modernidade, segundo declarações feitas no avião antes de pousar.
Milhares de pessoas fizeram fila durante a noite para assegurar um bom lugar na Praça do Obradoiro, onde neste sábado o Papa visitará a catedral da cidade e oficiará uma missa, antes de viajar a Barcelona para, no domingo, consagrar a igreja da Sagrada Família.

O papa fala a jornalistas durante voo para Santiago de Compostela, onde desembarcou neste sábado (6) (Foto: Christophe Simon / AFP)
Já em terra, o papa pediu que se "dê uma nova pujança às raízes cristãs da Espanha e da Europa".
Bento XVI recordou que seu antecessor, João Paulo II, em sua viagem a Santiago de Compostela em 1982, "exortou o Velho Continente a dar nova pujança a suas raízes cristãs".
Como ele, "também gostaria de convidar a Espanha e a Europa a edificar seu presente e a projetar seu futuro a partir da verdade autêntica do homem, da liberdade que respeita esta verdade e nunca a fere, e da justiça para todos, começando pelos mais pobres e desvalidos", afirmou.
"Uma Espanha e uma Europa não apenas preocupadas com as necessidades materiais dos homens, como também morais e sociais, espirituais e religiosas, porque só assim se trabalha eficaz, íntegra e fecundamente por seu bem", afirmou, em seu discurso em espanhol e galego.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/papa-chega-a-espanha-e-pede-um-encontro-entre-fe-e-laicismo.html

0 comentários: