quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mau Preparo de Professor Atrapalha Ensino de Literatura Afro


Mau Preparo de Professor Atrapalha Ensino de Literatura Afro
Segundo educadores, há boas obras e materiais didáticos disponíveis, mas...
Mau Preparo de Professor Atrapalha Ensino de Literatura Afro
Uma menina negra, com vasta cabeleira, tenta entender por que seu cabelo não pára quieto. Ela encontra um livro sobre países africanos e passa a compreender a relação entre seus cachos e a África. A história é contada no livro “Cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, e segundo a pedagoga e pesquisadora Lucilene Costa e Silva, um dos bons exemplos de literatura afro-brasileira infantil. “Nas séries iniciais, as crianças estão construindo a identidade. Ter acesso a obras que mostrem personagens como elas é fundamental”, avalia. Lucilene dá aula há 20 anos na rede pública de ensino do Distrito Federal e conta que sentia falta da imagem negra nos livros de literatura infantil. “Cheguei a contar a história ‘Chapeuzinho Vermelho’ usando uma boneca negra com capuz vermelho. Hoje sei que isso não é mais necessário. A África tem histórias, personagens e enredos lindíssimos.” Atendendo à lei 10.639, que determina o ensino de Cultura Afro-Brasileira nas escolas, o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias municipais e estaduais de ensino têm cada vez mais, distribuído obras e vídeos protagonizados por personagens negras ou que abordam a diversidade étnico-racial.
“É visível o aumento na quantidade de material didático e para-didático disponível sobre o tema após a implantação da lei”, afirma Luciano Braga, professor de Artes há 15 anos das redes municipal e estadual de São Paulo e co-autor, junto com Elizabeth Melo, do livro “História da África e afro-brasileira – em busca das nossas origens”, lançado neste ano. O professor conta que obras com contos e lendas africanas, são uma novidade recente nas duas escolas onde dá aulas. “Estamos recebendo livros nos quais, o herói é uma criança negra ou onde há personagens brancos e negros. A questão não é valorizar uma cultura ou outra e sim fazer com que a criança se sinta pertencente ao meio. É assim que combatemos a discriminação”, ressalta. Da mesma forma que contos de fada e histórias européias são narrados em sala de aula, histórias e lendas africanas e indígenas devem ser apresentadas, defende o professor.
No livro infantil “Betina”, de Nilma Lino Gomes, uma avó trança os cabelos da neta e conversa sobre seus ancestrais. “Na África as tranças têm diferentes significados e o cabelo é muito importante para a mulher. Está ligado à identidade”, explica Lucilene. Quando a professora terminar de contar a história de Betina, uma menina de rosto redondo, olhos negros e cabelo todo trançado, os alunos ficam encantados. “Todas as crianças, negras e brancas, querem ser a Betina”, conta. Lucilene desenvolve pesquisa de mestrado na Universidade de Brasília (UnB) sobre a presença da literatura afro-brasileira no Programa Nacional Biblioteca da Escola do MEC, que distribui obras de literatura, pesquisa e referência para as escolas públicas brasileiras. Apesar de o ministério não ter um levantamento específico das obras que abordam essa temática, a pesquisadora afirma que os livros estão presentes no catálogo oferecido. “É um avanço, mas em muitas escolas do DF as obras chegam e ficam encaixotadas, porque os professores não sabem como trabalhá-las”, afirma.
Em São Paulo, Braga promove palestras e oficinas sobre diversidade étnica e encontra o mesmo problema: materiais didáticos deixados de lado porque os professores não sabem como usá-los. A coordenadora da área de diversidade do MEC – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) –, Leonor Franco, reconhece que o principal entrave para a aplicação da lei é a formação dos professores. “O nó da questão é a qualificação, a formação de professores e gestores. Não basta capacitar só os professores, tem que sensibilizar todos os funcionários da escola, os diretores, o secretário de educação. Não adianta colocar livro na escola se o professor não souber o que fazer com aquilo”, afirma.
Segundo Leonor, grande parte do problema está no ensino superior. A temática e o conteúdo da diversidade étnico-racial não estão nos cursos de licenciatura: “Nossa formação continuada é quase uma formação inicial”, critica. Outro desafio é a ampliação de parcerias para oferecer cursos de capacitação. Atualmente os editais do MEC são voltados apenas para instituições de ensino superior federais e estaduais. “Temos secretarias de ensino que têm condições de promover capacitação. O resultado é que a gente tem tido dinheiro (na Secad), mas poucos projetos bons para formação de professores.”
Salloma Salomão, músico e doutor em História Social pela PUC-SP, atua na formação de docentes pela rede de educadores Aruanda Mundi. Nos últimos cinco anos, cerca de 3 mil professores de mais de cinco estados diferentes foram capacitados. “Faltam investimentos das secretarias em projetos formativos sistemáticos e de longa duração”, aponta. Segundo Salomão, os cursos oferecidos pela Aruanda têm duração mínima de 120 horas, mas o ideal seria 360 horas e dois anos de duração. O historiador destaca a importância do uso das tecnologias na capacitação dos docentes. Por meio de plataformas da internet, Salomão promove a interação de professores brasileiros com africanos, principalmente de países de língua portuguesa.
“Falar de África não significa tirar o sapato e pisar na terra. Há inúmeras possibilidades com o uso da tecnologia. Precisava de um mapa étnico-linguístico da África e um pesquisador da universidade de Coimbra nos forneceu o material. É um processo de aprendizagem com o que há de mais contemporâneo.”
Veja a lista de obras de literatura afrobrasileira para crianças indicadas pela professora e pesquisadora Lucilene Costa e Silva:
-A serpente de Olumo – Ieda de Oliveira – Ed Cortez Editora
-ABC do continente africano –Rogério A. Barbosa – Ed. SM
-Anansi, o velho sábio – Um conto Axanti recontado por Kaleki – Ed Companhia das Letrinhas
-Ao sul da África – Laurence Questin – Catherine Reisser – Companhia das Letrinhas
-Betina – Nilma Lino Gomes – Mazza Edições
-O Cabelo de Lelê – Valéria Belém – Ibep Nacional
-Chuva de Manga – James Rumford – Ed brinque Book
-O dia em que Ananse espalhou a sabedoria pelo mundo – Eraldo Miranda – Editora Elementar
-Doce Princesa Negra- Solange Cianni- Ed-L.G.E
-Era uma vez na África – Jean Angelles – Ed. LGE
-O funil Encantado - Jonas Ribeiro - Ed Dimensão
-Gente que mora dentro da gente-Jonas Ribeiro-Ed Dimensão
-Histórias da Preta – Heloisa Pires Lima –Ed. Companhia das Letrinhas
-Ifá, o advinho; Xango, o Trovão; Oxumarê, o Arco-iris – Raginaldo Prandi – Ed. Companhia das Letrinhas
-Krokô e Galinhola – Um conto africano por Mate – Ed brinque Book
-O livro da paz-Todd Parr- Ed Panda-Book
-Lendas Africanas. E a força dos tambores cruzou o mar - Denise Carreira - Ed. salesiana
-O mapa – Marilda Castanha – Ed. Dimensão
-Meia dura de sangue seco – Lourenço Cazarré – Ed. LGE
-Na minha escola todo mundo é igual - Rossana Ramos e Priscila Sanson - Ed Cortez
-Nina África – Lenice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes – Ed. elementar
-O presente de Ossanha – Joel Rufino dos Santos- Ed. Global
-Por que somos de cores diferentes? – Carmem Gil- Ed girafinha
-Que mundo maravilhoso – Julius Lester e Joe Cepeda – Ed Brinque Book
-Tem gente com fome – Solano Trindade Ed. Nova Alaxandria
-Uma menina e as diferenças – Maria de Lourdes Stamato de Camilis-Ed Biruta
-Viver diferente – Lilian Gorgozinho – Ed L.G. E Editora
Fonte: Último Segundo
W.Belém

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