quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Diretor do curso de direito reconhece que houve racismo na PUC

Diretor do curso de direito reconhece que houve racismo na PUC

(2'12'' / 519 Kb) - O diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, professor Marcelo Figueiredo, reconheceu a existência de racismo no caso que envolve estudantes do último ano. A  bolsista Meire Rose Morais recebeu uma série de ofensas de uma colega por meio de uma lista de e-mails.
“O conteúdo é realmente racista, preconceituoso. Eu diria preconceito, racismo, intolerância. Essas são as palavras mais corretas.”
Embora as agressões tenham ocorrido no final de outubro, Figueiredo assegura que só tomou conhecimento do caso a partir da matéria publicada pela Radioagência NP na última sexta-feira (22).  Segundo o regulamento interno, somente a Reitoria pode tomar providências, como a abertura de uma investigação. Ele diz que a postura da estudante não pode ser confundida com a da universidade.
“A PUC sempre foi vista como uma universidade extremamente tolerante, pluralista, com todos os tipos de grupos religiosos, políticos, filosóficos. Nesse aspecto toda a comunidade reconhece que a PUC não é intolerante.”
O professor afirma que, apesar de abrigar diferentes grupos, a PUC não possui nehuma política voltada para promover a integração entre eles.
“A PUC dá palestras para os alunos no início dos cursos, explicando como funciona a estrutura da universidade, mas ela não tem realmente um plano de convivência. Eu acho que, na verdade, nenhuma universidade no Brasil tem isso.”
Figueiredo revela que, em 30 anos, nunca teve notícia de um caso de racismo dentro da universidade.
“Eu nunca ouvi falar de um caso de racismo na PUC. Eu já estou lá há quase 30 anos. Eu acho que foi um fato isolado, não é uma conduta recorrente, uma coisa que ocorre sempre. A gente sempre vai encontrar pessoas intolerantes. É inevitável que a faculdade consiga neutralizar todas as personalidades esquizóides da sociedade.”
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.
22/11/10

0 comentários: