quarta-feira, 17 de novembro de 2010

game que 'elimina' imigrantes gera polêmica em campanha catalã


17/11/2010 13h26 - Atualizado em 17/11/2010 13h54

Game que 'elimina' imigrantes gera polêmica em campanha catalã

Jogo foi criticado pelo governo e por grupos de direitos humanos; Partido Popular diz que 'erro' foi corrigido.

Da BBC
O conservador Partido Popular (oposição) causou polêmica na Espanha ao lançar um videogame que dava ao jogador a "missão" de eliminar imigrantes do país.
O jogo, usado na campanha eleitoral regional da Catalunha, é baseado em Tomb Rider, só que a heroína é a candidata ao governo catalão Alicia Sánchez-Camacho. O objetivo é atirar e somar pontos ao acertar alvos que 'criam problemas para a Catalunha'.
Entre os inimigos da região a serem eliminados estão imigrantes, independentistas, falta de liberdade, desemprego e o desperdício de dinheiro público.
A página de entrada do jogo baseado em Lara Croft.A página de entrada do jogo baseado em Lara Croft. (Foto: BBC)
Reprodução de imagem do jogo polêmico.Reprodução de imagem do jogo polêmico. (Foto: BBC)
A partida virtual começa com um grande pássaro branco, símbolo do partido, em que a candidata Sánchez-Camacho está montada. Um cartaz de abertura avisa: 'ajude Alicia e sua gaivota Pepe a resgatar a Catalunha da crise'.
O jogo, chamado "Resgate", foi criado pelo grupo Novas Gerações do PP, setor mais jovem do partido, sob encomenda para a campanha eleitoral catalã.
Lançado para celulares, o software foi promovido no site do partido na noite de terça-feira e permitia downloads gratuitos até receber denúncias de associações de direitos humanos na manhã desta quarta-feira.
O objetivo era 'promover as ideias do PP para sair da crise econômica', como explicou a assessoria de imprensa em uma nota, alegando que a empresa que desenvolveu o jogo não seguiu as indicações do partido. 'O erro identificado já foi corrigido.'
A direção do Partido Popular retirou a versão original do jogo do site oficial.
O governo socialista acusou o partido adversário de xenofobia. O ministro de Fomento, José Blanco, chamou a campanha conservadora na Catalunha de 'racista, xenófoba e perigosa' e o PP de 'aluno avançado da ultra-direita francesa de Jean Marie Le Pen e da Liga Norte da Itália por amparar uma caça, por ora virtual, de imigrantes'.
O vice-secretário-geral de política regional do PP, Javier Arenas, disse que houve 'um pequeno erro; embora o importante não seja este erro, mas a questão de fundo num país com um discurso absolutamente irresponsável do governo socialista dizendo que na Espanha cabe todo o mundo'.
Lei de imigração
A crítica à imigração irregular é uma das bandeiras de campanha do Partido Popular na Catalunha, segundo o jornal "El País".
Durante um comício no município de Santa Coloma de Gramanet, próximo a Barcelona, onde é alto o índice de população imigrante, a candidata Sánchez-Camacho prometeu que, se eleita, criará uma 'lei regional de contrato de convivência para os estrangeiros'.
A lei incluiria obrigar os imigrantes (mesmo em situação legal) a se comprometer por escrito a abandonar a Catalunha caso fiquem desempregados. Também pede aos catalães que delatem os ilegais nas delegacias para que estes sejam identificados e expulsos.
Apesar de ter sido retirado do site do PP, o polêmico videogame Resgate continua circulando pela internet e sendo passado através de e-mails na Espanha.

0 comentários: