quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história



29/08/2010 - 06h44

Austrália terá o primeiro deputado aborígene de sua história



Sydney (Austrália), 29 ago (EFE).- O primeiro deputado aborígene da história da Austrália, Ken Wyatt, foi eleito no dia 21 de agosto, segundo se confirmou hoje durante o processo de apuração dos votos.

Wyatt, candidato da Coalizão Liberal, conseguiu a cadeira de Hasluck, na cidade de Perth, no oeste do país.

Outros três candidatos aborígenes, Leo Abbott, também da Coalizão Liberal; Barbara Shaw, dos Verdes; e Tauto Sansbury, do Partido Trabalhista não receberam os votos suficientes.

A Austrália teve dois senadores aborígenes em sua história, Neville Bonner, no começo dos anos 70, e Aden Ridgeway, nos anos 90.

A apuração das igualadas eleições do sábado passado continua e com 83% dos votos apurados trabalhistas e conservadores dividem 72 e 73 cadeiras, respectivamente, dos 150 da Câmara Baixa do Parlamento federal.

O Partido Verde tem garantido um assento, o de Adam Brand, que já anunciou que se unirá com os trabalhistas.

Também estão os três independentes que se uniram (Bob Katter, Rob Oakeshott e Tony Windsor) e Andrew Wilkie, um antigo assessor do Governo de Canberra que renunciou em 2003 ao discordar sobre a intervenção armada no Iraque.

Para formar Governo, a primeira-ministra trabalhista Julia Gillard ou o conservador da Coalizão Liberal, Tony Abbott, precisam do apoio de pelo menos 76 congressistas.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/08/29/australia-tera-o-primeiro-deputado-aborigine-de-sua-historia.jhtm


0 comentários: