quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Censo 2010 Considerações relativas a nossa Fé

Enviada em: quinta-feira, 5 de agosto de 2010 16:09
Para: ceubrasil@uol.com.br
Assunto: Favor socializar a todos

Censo 2010

Considerações relativas a nossa Fé


Querida irmã,
Querido irmão,


No Censo 2010, o quesito religião vai identificar com precisão a Fé de cada brasileiro/a.

A pergunta sobre religião está no “questionário amostra” e, por isso, não será respondida por todas as pessoas.

O IBGE já anotou mais de mil religiões e ramificações religiosas expressas no questionário. E, ao contrário do que muitos/as ainda pensam, a religião tem grande importância também para as políticas públicas. Ela é referência cultural, familiar e espiritual das pessoas. Saber qual religião de determinado grupo é uma forma de saber como o grupo vê o mundo; qual o seu grau de respeito pela natureza, pelo auto-desenvolvimento, qual seu estilo de vida, como compreende e trata os idosos e as crianças; como sente a importância do trabalho e, sobretudo, quais os pilares que sustentam o respeito a si mesmo a aos demais.

Conforme os documentos do IBGE, ao aplicar o questionário do Censo, o/a recenseador/a vai anotar exatamente a denominação religiosa citada pelo/a entrevistado/a. Assim, ao encerrar a coleta de dados, o IBGE vai ter em mãos uma relação com centenas de religiões ou cultos.*


Precisão na hora de responder

NÃO USE TERMOS GENÉRICOS

As centenas de religiões anotadas pelo IBGE se referem a religiões ou seitas e não a termos genéricos usados pelos adeptos.

Sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda ou do Candomblé se consideram espíritas. Esta é uma denominação que o IBGE considera genérica, além de ser uma denominação que não nos aproxima da Religião que realmente professamos: Candomblé, Umbanda, Kardecismo.


TERMOS GENÉRICOS

Evite qualquer termo genérico, como “espírita”, pois não será registrado. E isso não é uma questão que diz respeito somente para nossa Fé. Termos como “católico”, “protestante”, “crente”, “evangélico”, e outros também são considerados genéricos e não serão registrados.

Acreditamos nos espíritos e somos espiritualistas, mas para o censo vamos responder de forma direta: Candomblé, Umbanda , Kardecismo.


NOSSA ATENÇÃO

Devemos estar atentos/as, pois o/a recenseador/a apenas anotam o que falamos. Eles/elas não podem interferir! Precisamos indicar tudo corretamente para que a anotação seja de forma correta.


Uma contribuição da ASPUC - Associação de Proteção aos Umbandistas e Candomblecistas do Brasil, pela visibilidade, reconhecimento e respeito à Fé que professamos.


> Fonte: páginas do site do IBGE.
> * Citação direta do artigo “Os números da fé no Brasil”, Revista “vou te contar- a revista do censo”, mai/jun 2010. p 26. 3º parágrafo. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/censo2010/download/revista/vtc16_web.pdf. Acesso em: 05 ago 2010.


--
Giancarlo de Oliveira Gonçalves
Presidente do Tribunal de Ética e Displina
Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas
do Estado do Rio de Janeiro - CRDD/RJ
TEL: (21) 7863-8487 / 3860-2969 ID : 120*102186

0 comentários: