domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vanity Fair acusada de racismo por Nelma Viana, Publicado em 04 de Fevereiro de 2010

Vanity Fair acusada de racismo
por Nelma Viana, Publicado em 04 de Fevereiro de 2010

“Uma nova década, um novo Hollywood”. À primeira vista é um título inofensivo que não ofende ninguém. Mas ao que parece, ofendeu. No banco dos réus, senta-se a Vanity Fair, acusada de racismo.
A capa da edição de Março da revista está ilustrada com uma fotografia primaveril com as protagonistas Kirsten Stweart (Crepúsculo), Carey Mullingan (Brothers) e Evan Rachel Wood (True Blood). O artigo que completa a ilustração destaca a carreira das três actrizes e de outras colegas profissão que, segundo a revista, vão estar em destaque na próxima temporada. Mia Wasikowska, a próxima protagonista de Tim Burton no filme “Alice no país das maravilhas” é uma delas, a par com Amanda Seyfried, do êxito “Mamma Mia” e Rebecca Hall, de “Vicky Cristina Barcelona”.
A publicação foi acusada de racismo por não contemplar no artigo nenhuma mulher latina, afro-americana ou asiática. Na linha da frente da acusação está o diário The Guardian, que satirizou a revista numa notícia intitulada de “O futuro é todo branco”, “incluindo a roupa”. O artigo faz questão de lembrar o público da afro-americana Gabourei Sidibe, candidata ao Oscar de Melhor Actriz, pelo papel em “Precious”, e que foi totalmente esquecida pela lista de talentos promissores da Vanity Fair

0 comentários: