domingo, 7 de fevereiro de 2010

MEC divulga notas, resultados e lista de aprovados do Sisu

MEC divulga notas, resultados e lista de aprovados do Sisu
05 de fevereiro de 2010 • 06h01 • atualizado às 12h59

O MEC divulgou na manhã desta sexta as notas e as classificações dos candidatos na primeira etapa das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No final da noite de quinta-feira foram divulgados os resultados e as listas de aprovados. Ao todo foram 793,9 mil inscritos, que puderam se candidatar até 23h59 da última quarta-feira, 3. Veja aqui as listas de aprovados, os resultados e as notas.
A consulta aos dados pode ser feita também no portal do MEC, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.
O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 como única fase de seu processo seletivo. Nesta primeira edição, 51 instituições oferecem 47.913 vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
Veja as respostas para as principais dúvidas dos candidatos sobre o Sistema de Seleção Unificada:
Quais as datas para efetuar a matrícula dos aprovados na primeira etapa?
Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.
O candidato que não realizou a inscrição da primeira etapa terá outra oportunidade?
Sim, haverá ainda mais duas etapas para preencher as vagas remanescentes. A segunda etapa de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terá as inscrições abertas entre às 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro. Entre 1° de março e 3 de março ocorrerá a terceira e última etapa, o resultado: será divulgado no dia 5 de março e as matrículas nas universidades deverá ser realizadas de 9 a 12 de março.
Como é feita a inscrição no Sisu?
As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet (sisu.mec.gov.br). Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema (no campo "Acesse o Sistema de Seleção Unificada", no alto da página principal) e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o Sisu.
O candidato que se inscreveu na primeira etapa, pode se inscrever nas etapas posteriores?
Sim, é permitido ao candidato que se inscreveu na primeira etapa se inscrever novamente nas etapas posteriores.
Como será feito o processo de desempate?
Conforme o artigo 18 da portaria do Sisu, ficam mantidos os cinco primeiros critérios de desempate: notas obtidas na Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O sexto critério, que mantém a vaga ao candidato com inscrição anterior, foi abolido para não deixar ninguém prejudicado após os problemas na banda larga, de acordo com o MEC.

0 comentários: