quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Comentário racial de apresentador de TV sobre Obama repercute nos EUA

29/01/10 - 15h41 - Atualizado em 29/01/10 - 15h52
Comentário racial de apresentador de TV sobre Obama repercute nos EUA
'Esqueci que ele era negro por uma hora', afirmou jornalista.
Frase levanta questão sobre 'transcendência' da raça.
da AP, em Washington

O apresentador Chris Matthews, da rede de televisão MSNBC, provocou uma onda de polêmica na última quarta-feira (27) ao fazer um comentário racial logo após o discurso do Estado da União proferido pelo presidente norte-americano Barack Obama em Washington.

Considerado um âncora liberal, Matthews disse que Obama era “pós-racial”. “Eu me esqueci que ele era negro ontem à noite durante uma hora. Ele percorreu um longo caminho para ser líder deste país e passou por tantos fatos históricos em um período de apenas um ou dois anos. (O fato de ser negro) é algo que (agora) não pensamos a respeito”, afirmou.

Embora o comentário tenha sido favorável ao presidente, causou rápidas reações. Imediatamente, sua frase já havia explodido em diferentes mídias, especialmente no Twitter. Noventa minutos depois, ele tentou esclarecer sua fala. “Tenho muito orgulho do que disse e espero que as pessoas tenham entendido da maneira correta”, afirmou, lembrando ter crescido em uma época conflituosa na questão racial. “E por isso me sinto maravilhado esta noite, quase em epifania. Considero que ele (Obama) teve uma atuação maravilhosa, que ele levou nossas políticas para além das questões raciais”.
Repercussão

O comentário de Matthews levantou discussões sobre como a questão racial ainda é vista no país: ainda que inconscientemente, muitos acham que existe uma diferença intelectual a ser superada.
“Como afro-americana, quero que aas pessoas se lembrem de quem sou e de onde vim sem que me vinculem a uma deficiência por causa de minha cor” disse a Dra. Imani Perry, professora do Centro de Estudos Afro-Americanos da Universidade de Princeton.

Embora tenha compreendido que o comentário de Matthews tenha sido bem intencionado, ela o considerou preocupante “porque sugere que, se ele se lembrasse durante o discurso que Obama era negro, isso então seria um obstáculo para considerá-lo um líder apto e competente”.

"O ideal seria observar e perceber as pessoas de maneira completa, incluindo sua história, suas raízes além de sua competência e qualidade. E assim respeitar todo o conjunto”, afirmou.

“È importante lembrarmos que todos nós temos uma etnia”, afirmou Blair L. M. Kelley, professora de História na Universidade Estadual de Norte Carolina. “Quando somos convocados a transcender nossa raça, será que os brancos também seriam convocados a transcender a deles? Quando nós negros transcendemos, o que acontece, nos tornamos brancos? Por que teríamos de deixar de ser negros para resolvermos o problema (racial)?”

O apresentador de TV Chris Matthews em foto de 2007. (Foto: AP)

A promotora e ativista política negra Sophia Nelson, diz que com frequência sente-se insultada quando é elogiada por ser articulada e inteligente: “Significa que pessoas que se parecem comigo normalmente não são vistas assim pelos outros”. "Matthews quis dizer exatamente o que pareceu: ele se esqueceu que Obama era negro porque ele era muito articulado”.

Outro comentário constante sobre a frase de Matthews afirma que se ele se esqueceu durante o discurso, deveria fazer o mesmo durante as outras 23 horas do dia. O que, segundo o professor Kelley, não seria uma má ideia. Obama está fazendo as pessoas perceberem os negros de uma maneira como nunca ocorreu em nosso passado”.

Porém, Matthews também foi defendido no dia seguinte. Os comentários nas mídias eram de que, embora tenha se expressado mal, seu comentário refletia a visão de que agora todos os cidadãos norte-americanos se encontram em igualdade.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1468844-5602,00-COMENTARIO+RACIAL+DE+APRESENTADOR+DE+TV+SOBRE+OBAMA+REPERCUTE+NOS+EUA.html

0 comentários: