domingo, 8 de novembro de 2009

Já 45% deles desaprovam o presidente, segundo sondagem da CNN.


G1O Portal de Notícias da Globo

03/11/09 - 12h36 - Atualizado em 03/11/09 - 14h30
Um ano depois da eleição, Obama é aprovado por 54% dos americanos



Do G1, com agências internacionais

Tamanho da letra

* A-
* A+





Um ano depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama conta com uma aprovação de 54% dos americanos, contra 45% que o desaprovam, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) pela CNN e feita em parceria com a Opinion Research Corporation.



"O índice de aprovação de Obama é quase idêntico aos 53% dos votos que recebeu há um ano", comentou o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.



Leia mais sobre a eleição de Obama



Leia também: Realidade se opõe às promessas de campanha



Leia também: Eleições locais são teste para democratas e republicanos




Foto: AFP
O presidente dos EUA, Barack Obama, recebe a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, nesta terça-feira (3) na Casa Branca. (Foto: AFP)

"E, em quase todas as categorias demográficas, a porcentagem dos que aprovam hoje a gestão de Obama está dentro da margem de dois ou três pontos frente à porcentagem dos que votaram nele" em 4 de novembro de 2008, acrescentou.



O assunto, porém, toma outra direção quando considerado o fator ideológico.

A pesquisa da CNN destaca que entre os liberais o índice de aprovação de Obama está sete pontos acima da porcentagem das pessoas dessa linha de pensamento que votaram nele em novembro de 2008.

Entre os conservadores, o número dos que simpatizam com Obama caiu dez pontos em comparação com as pessoas desse mesmo grupo que votaram no atual presidente há um ano.

A pesquisa ressalta que o índice de aprovação do presidente se mantém acima dos 50% ainda quando a maioria dos americanos não está de acordo com a forma como Obama conduz assuntos como economia, saúde, Afeganistão, Iraque, desemprego, imigração ilegal e déficit do orçamento federal.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1364583-5602,00-UM+ANO+DEPOIS+DA+ELEICAO+OBAMA+E+APROVADO+POR+DOS+AMERICANOS.html

0 comentários: