terça-feira, 27 de outubro de 2009

OJB - ONGs acusam Dobbs de racista e tentam retirá-lo do ar

OJB - ONGs acusam Dobbs de racista e tentam retirá-lo do ar

BOSTON - Organizações civis latinas que defendem as causas imigrantes fizeram na terça-feira, 20, nas escadarias da State House, em Boston, um ato público chamado de 'Basta Dobbs', reivindicando a retirada do ar dos programas de rádio e TV do apresentador da CNN Lou Dobbs. As ONGs alegam que os comentários anti-imigrantes veiculados por ele, sobretudo contra os hispânicos, podem desencadear uma onda de discriminação em massa no país.
O movimento está sendo realizado por todo os Estados Unidos e em Massachusetts capitaneado por seis organizações hispânicas. O diretor-executivo da ONG Assistência Total, Carlos da Silva, foi a única representação brasileira no local.
"A gente não pode virar as costas para o que uma pessoa está fazendo contra imigrantes como nós. Temos que saber dividir essa responsabilidade porque amanhã o ataque pode ser contra nós, brasileiros", disse Silva. "Não há mais espaço para pessoas como Dobbs nas TVs, assim como não podemos ficar calados a ataques que vão desde a venda de uma fantasia anti-imigrante numa rede de lojas como a Target até um apresentador de televisão e rádio que se julga acima ou melhor que os outros", concluiu o dirigente da Assistência Total.
O escritor e ativista de Nova York Roberto Lovato, um dos organizadores do movimento, disse que 'o objetivo é convencer a CNN a retirar do ar o programa Lou Dobbs Tonight'. O movimento Basta Dobbs reúne aproximadamente 40 organizações latinas de 25 cidades, incluindo Nova York, Los Angeles e Boston.
"Nos concentramos em Dobbs porque ele, mais que qualquer outra pessoa nos meios de comunicação, tem perseguido com mais violência os imigrantes, principalmente os latinos", disse Lovato, lembrando que o apresentador de 68 anos se refere aos imigrantes como invasores. "Ele é o homem mais perigoso para os latinos em todo os Estados Unidos", concluiu o escritor.
Os comentários de Dobbs são baseados em fortes opiniões pessoais e seus alvos são os mais diversos. Em julho deste ano chegou a questionar a legitimidade da cidadania do presidente Barack Obama.
Em 2005, Dobbs assegurou no ar "que a invasão dos imigrantes ilegais seria prejudicial à saúde dos americanos", citando casos de lepra no país como exemplos. Em outra ocasião, falou sobre um suposto plano mexicano de retomar o sul dos Estados Unidos.
"Ele pode está desencadeando um grande movimento de discriminação com esses depoimentos descabidos", disse Silva.
E Lovato completou: "As mensagens de Dobbs incitam muitos seres humanos contra os latinos. Não podemos permitir este tipo de sentimento. É hora de dizer 'basta'."

http://www.ojornal.com/site/news.cfm?BRD=2677&dept_id=543384&newsid=20381761&PAG=461&rfi=9

0 comentários: