terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lobato, eterno Lobato Monteiro Lobato não tinha obras preconceituosas

As qualidades de Lobato

Para a professora da Unicamp Marisa Lajolo, Monteiro Lobato não tinha obras preconceituosas. E mais: o autor é pouco explorado em outras mídias, como TV e web

Mais sobre "Literatura"

O Diário - As obras de Lobato ainda atraem os jovens leitores, principalmente aqueles dos grandes centros urbanos que não estão acostumados com o ambiente rural das histórias de Lobato?

Marisa Lajolo - Acho que sim. Não podemos esquecer que está na moda o turismo rural, está na moda a música country, o rodeio... Por outro lado, a obra infantil do Lobato não é só o ambiente rural. O sítio é só ponto de partida para as mais desvairadas aventuras. Eles vão para o espaço sideral, eles vão para Saturno, eles vão para a Lua visitar São Jorge, vão para a Grécia Antiga. A obra de Lobato, por um lado, tem cenários que são rurais e, por outro lado, tem cenários que são contemporâneos. “A Chave do Tamanho”, que é um dos meus preferidos dele, é uma obra que fala de um mundo no pós-guerra, então é uma obra que discute, com uma competência muito grande e feito para crianças, a questão da violência, a questão da paz, da reconstrução do mundo. Eu acho que ele tem diálogo com as crianças de hoje.


O Diário - Quais são as maiores qualidades da obra do Monteiro Lobato?

Marisa Lajolo - Acho que a maior qualidade da obra do Monteiro Lobato é o respeito que ele tem pelo leitor dele. Ele é um escritor que trata a criança como um ser inteligente e é por isso que a obra dele não é só para criança, é para leitores inteligentes, interessados em discutir o Brasil, em discutir o mundo em que vivem. Lobato é um escritor que renovou a linguagem literária, um escritor muito coloquial, muito irônico.


O Diário - Uma crítica muito frequente à obra de Lobato é a presença de racismo em seus livros e personagens. Como você vê essas críticas?

Marisa Lajolo - Lobato nunca endossa a linguagem racista e preconceituosa dos personagens quando os personagens manifestam esse comportamento. O narrador é sempre crítico dessa atitude. Eu acho que, hoje em dia, as pessoas discutem um pouco isso pela moda de ser politicamente correto. Mas eu acho que Lobato é um homem de seu tempo. Se toda a obra que manifesta e que registra atitudes racistas fosse banida, toda literatura brasileira estaria banida. Em toda literatura, existem escravos, existem senhores, negros maltratados. Eu acho que a questão é o ponto de vista do narrador frente a isso e Lobato é irrepreensível neste ponto.


O Diário - Existe também a maneira como o leitor interpreta o livro.

Marisa Lajolo - Eu acho que a função do narrador é mais ou menos pilotar o leitor. Em última análise o leitor é senhor de sua leitura, mas o bom narrador sabe encaminhar a discussão e Lobato sabia encaminhar sempre em termos de igualdade, de respeito ao próximo.


O Diário - Os livros de Lobato já sofreram muitas adaptações para outras mídias. Como você vê a qualidade dessas adaptações?

Marisa Lajolo - Uma das coisas interessantes nesse livro “Monteiro Lobato Livro a Livro” é que mostra que Lobato mexia em sua obra o tempo todo. Se você ler a primeira edição de “O Saci”, lê uma versão diferente da segunda edição. Eu quero dizer com isso que todas as transcrições da obra de Lobato para outras mídias seriam extremamente bem vistas por ele. Eu vejo com muita simpatia essas transcrições de Lobato para outras linguagens. O quadrinho, a televisão, o cinema. Acho até que ele foi pouco explorado. Talvez existam outras linguagem em que o Lobato ainda possa encontrar novos leitores, como blogs, ciber fictons e por aí vai.


O Diário - A senhora acha que essas adaptações para outras mídias, como teve “O Sítio do Pica Pau Amarelo” para a TV (Rede Globo), podem atrair novos leitores
para a obra de Lobato ou justamente o contrário: fazer com que eles se afastem, por já conhecerem a história?

Marisa Lajolo - Eu acho que não tem muita resposta para essa pergunta. Eu acho que a leitura não ocorre nesse ambiente do leitor que lê e diz “já li e não vou ler mais”. Eu acho que a leitura é um gesto mais coletivo e você tem os mediadores de leitura. E acho até que a obra do Lobato, por ter sempre um mesmo grupo de personagens, cria uma fidelidade do leitor. Nesse sentido, os quadrinhos, as séries criam essa fidelidade do leitor. Atualmente, todo mundo está discutindo um livro do Pedro Bandeira que vai passar para o cinema, feito pela Xuxa, “O incrível mistério de Feiurinha”, e isso alavanca as vendas dos livros da Feiurinha. Eu acho que, atualmente, as diferentes mídias se alimentam mutuamente de uma forma bastante interessante de uma perspectiva de mercado.


O Diário - Falando em mercado, a literatura infantil é um dos setores com maior número de lançamentos na indústria livreira e muitos com qualidade literária, mas somente 54% dos brasileiros são leitores. A senhora acha que esse índice tende a crescer com esse investimento na literatura infantil?

Marisa Lajolo - Acho que tende a crescer, porque tem um investimento governamental muito grande na compra de livros. O governo é o grande consumidor de livros infantis no Brasil. O mercado de livros infantis só perde para o de didáticos e o de auto-ajuda, mas o consumo desses livros é um consumo imediato para as escolas. Então, acho que a indústria livreira vai bem, obrigada.


O Diário - E a família tem a concepção de que é importante incentivar a leitura junto aos filhos?

Marisa Lajolo - Existem famílias e famílias. As famílias que têm uma familiaridade com a cultura letrada têm essa preocupação. Agora, a grande maioria da população brasileira é uma população que só nos últimos dez ou quinze anos chegou a ter uma escolarização. Eu acho que a família é parceira da escola, mas a grande responsável pelas condições de leitura, nas condições brasileiras atuais, é a escola.


http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/228561

0 comentários: