sábado, 15 de agosto de 2009

Mais de 500 turistas dos EUA acompanham procissão na Bahia

14/08/09 - 20h59 - Atualizado em 14/08/09 - 20h59
Evento da Irmandande da Boa Morte é feito há 150 anos, em Cachoeira.Tradição começou nas senzalas.
Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Mais de 500 turistas dos Estados Unidos acompanharam o primeiro dia das festividades da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira (BA), nesta quinta-feira (13). O evento segue até segunda-feira (17), com uma apresentação de samba de roda. Segundo a Secretaria de Turismo (Setur) da Bahia, o grupo é formado exclusivamente por mulheres negras e mestiças, que descendem e representam os ancestrais africanos escravizados e libertados. Muitas delas são centenárias, como Mãe Filhinha, de 105 anos, e Mãe Estelita, de 102 anos.

Ainda de acordo com a Setur, a irmandade tinha o objetivo de ajudar os escravos a fugir para o Quilombo do Malaquias, na zona rural de Cachoeira. A Boa Morte surgiu nas senzalas, há cerca de 150 anos.


Evento é tradição de mais de 150 anos na Bahia (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)
Além dos turistas estrangeiros, a Prefeitura Municipal de Cachoeira estima que deve receber cerca de 15 mil visitantes no período das celebrações religiosas, que termina na segunda-feira (17). A Secretaria de Turismo da Bahia informou que investiu cerca de R$ 80 mil para apoiar os festejos. Os hotéis e pousadas da cidade estão lotados e não aceitam mais reservas.

Mulheres negras seguem pelas ruas de Cachoeira em homenagem a Nossa Senhora da Boa Morte (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)
Na primeira noite do evento, os religiosos saíram da Igreja Nosssa Senhora das Ajudas carregando a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte. Uma missa foi celebrada às 19h pelas almas das irmãs falecidas na Igreja Matriz de Cachoeira. Nesta sexta-feira (14), uma missa de "corpo presente" também foi celebrada na Igreja Matriz. No sábado (15), um almoço será oferecido para as irmãs e para convidados. Uma apresentação de samba de roda vai animar os participantes no palanque da Feira do Porto.


Missa de "corpo presente" realizado em Cachoeira (Foto: Edgar de Souza/Divulgação)
No domingo (16), um cozido será servido na sede da irmandade e uma nova apresentação de samba de roda será exibida na Feira do Porto. O encerramento dos festejos será na segunda-feira (17), com caruru (prato típico da gastronomia baiana) e samba de roda.





http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1266971-5598,00.html

0 comentários: