quarta-feira, 10 de junho de 2009

II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR)

A II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR) foi lançada em 12 de março em cerimônia no Palácio do Planalto. Desde então, sob coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/ PR) e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, teve início um grande processo de mobilização nacional envolvendo conferências municipais, estaduais e consultas às comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas, indígenas e de etnia cigana. A etapa nacional será realizada em Brasília, entre 25 e 28 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.A II CONAPIR será uma oportunidade para ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial, na qual deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor. Será ainda um momento de consolidação da promoção da igualdade racial enquanto política permanente de Estado, que perdure para além do atual governo, até que seja alcançado o equilíbrio nas relações étnicas em nossa sociedade.Os eixos temáticos são: Saúde, Educação, Terra e Habitação, Trabalho e Renda, Segurança e Justiça, e Política Internacional. Para alcançarmos a sociedade que merecemos é fundamental que estejamos comprometidos. O Governo Federal assumiu responsabilidades e implementa políticas de promoção da igualdade. Governos estaduais e municipais demonstram cada vez mais sensibilidade à questão e tomam medidas próprias. A sociedade civil, por meio de várias iniciativas, também assume seu papel. E assim caminhamos juntos na construção de um Brasil igual para todos.Para tirar dúvidas sobre a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, solicitar materiais ou para fazer contato com a Comissão Organizadora Nacional, fale com a secretaria da Conferência pelo telefone (61) 3411 4968 ou através do endereço de correio eletrônico seppir.conapir2009@planalto.gov.br.
Fique Sabendo
1) Como participar da II Conapir?Você deve procurar a comissão organizadora do seu estado. Os delegados são eleitos nas etapas estaduais, respeitando a cota definida com base no tamanho da população de cada região e distribuída entre a sociedade civil, governos municipal e estadual, além de parlamentares. A relação de delegados e suplentes será recebida pela Comissão Organizadora Nacional até o dia 30 de maio.
2) Como será viabilizada a participação dos delegados na II Conapir?As despesas com a organização caberão à SEPPIR, incluindo hospedagem e alimentação. O deslocamento dos delegados até Brasília ficará por conta dos governos estaduais.
3) Como serão definidos os delegados representantes das comunidades tradicionais na II Conapir?Respeitando as demandas específicas deste segmento, quilombolas, ciganos, indígenas e comunidades de terreiro terão seus delegados eleitos nas conferências estaduais e também na II Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais, que será realizada nos dias 6 e 7 de junho, em Brasília.
4) É possível participar da II Conapir como observador?Pela limitação de espaço físico, a II Conapir vai contar com a presença de 1.326 delegados e o regimento interno não prevê a participação de observadores. Mas é possível participar da Conferência Virtual.
5) Como vai funcionar a Conferência Virtual?Basta se cadastrar neste portal. Nos dias marcados você participa do bate-papo para discutir os temas a serem tratados na II Conapir. As contribuições serão reunidas no Fórum de Debates, que poderá ser acessado até 12 de junho. As propostas mais relevantes, indicadas pelos próprios participantes, serão encaminhadas à plenária final para votação.

0 comentários: