domingo, 24 de maio de 2009

Obama nomeia astronauta negro para dirigir Nasa

da France Presse, em Washington
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu nomear o ex-astronauta negro Charles Bolden para diretor da Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou neste sábado a Casa Branca em um comunicado.
Bolden, de 62 anos, general da reserva da infantaria da Marinha, será o primeiro negro a dirigir a Nasa, se o Senado confirmar a designação. Será também o segundo astronauta a dirigir a agência. O primeiro foi Richard Truly, entre 1989 e 1992.
Obama também deverá nomear sua conselheira para temas espaciais, Lori Garver, como auxiliar de Bolden.
"São personalidades talentosas que ajudarão a NASA a estender os limites da ciência, da aeronáutica e da exploração no século 21", frisou o presidente, citado no comunicado.
Bolden participou de quatro voos espaciais antes de deixar a agência espacial em 1994. Ele vai se tornar o 12º administrador da Nasa em 51 anos de história da instituição.
Desafios
A agência foi fundada em outubro de 1958 em meio à corrida espacial com a então União Soviética, que levava vantagem na disputa até ali. Agora, meio século depois, são os chineses que começam a aparecer como nação a ofuscar o domínio norte-americano no espaço.
Um dos principais desafios da Nasa agora é o desenvolvimento de uma nova frota de veículos que leve homens ao espaço, tema que encontra em Bolden um forte aliado, como ressaltam analistas. Os atuais ônibus espaciais voam desde 1981 e são muito usados na construção da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), local estabelecido para pesquisa e para aprender a viver no espaço.
Esses voos tiveram a imagem arranhada por dois graves acidentes, que deixaram um total de 14 astronautas mortos, e constantes problemas técnicos.
O último acidente, do Columbia, em 2003, fez com que o governo de George W. Bush determinasse em 2004 que novos veículos fossem construídos. A última missão da atual frota está marcada para começar no dia 31 de maio de 2010, com o lançamento da Endeavour. A Nasa tem um total de oito missões prontas prontas para voar.
Com agências internacionais

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u570501.shtml

0 comentários: