domingo, 24 de maio de 2009

Morales dá a camponeses terras confiscadas de ex-presidente boliviano

da Folha Online
O presidente da Bolívia, Evo Morales, entregou neste sábado a camponeses do norte do Departamento de La Paz terrenos baldios confiscadas do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada (1993-1997 e 2002-2003).
Morales entregou aos descendentes de africanos que moram na região cocaleira de Yungas quase 500 hectares que o Instituto Nacional para a Reforma Agrária expropriou de Sánchez de Lozada porque não cumpriam a legalmente exigida "função econômica e social".
O presidente disse estar convencido de que as "terras agora serão altamente produtivas", antecipando que "em breve" serão expropriadas mais terras "que não estejam cumprindo uma função produtiva".
Morales, antes de chegar ao poder em 2006, foi um dos mais ferrenhos opositores das políticas liberais de Sánchez de Lozada, que terminou renunciando após uma onda de protestos impulsionada pelo atual presidente.Na última segunda-feira, a Suprema Corte de Justiça da Bolívia
começou a julgar o ex-presidente Gonzalo Sánchez e mais 16 membros de seu gabinete pela morte de 67 pessoas durante a repressão militar de uma série de protestos sociais antigovernamentais em 2003. Foi decretada a captura de seis ex-ministros que estão no Peru, nos Estados Unidos e na Espanha, o que permitiu à Promotoria iniciar os trâmites para pedir a extradição deles.
Com Efe
Folha On Line. Domingo, 24 de maio de 2009

0 comentários: