sábado, 2 de maio de 2009

[cen_br] Consulta a religiosos para a II CONAPIR

Prezados(as), (Encaminhem para outras listas)
A benção a todas e todos, É com prazer que encaminho ATA de Reunião do encontro de entidades religiosas com a SEPPIR para tratar da consulta a terreiros, faço isto para reafirmar o nosso compromisso democrático e em tempo informar que aqui na Bahia o CEN reuniu religiosos de diversas entidades e dialogou na noite de ontem para a retirada dos representantes do estado.
Os critérios foram a história de luta, a formação adequada ao processo, o histórico do representante e seu ativismo em nível nacional, sua importância nas pautas e debates do movimento, além de tudo ter sido definido com muita tranquilidade e respeito, como cabe ao nosso povo do axé.Convidamos entidades diversas, a exemplo do NAFRO, ACBANTU, AFA, Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), diversos terreiros e autoridades religiosas e passamos a pauta.
Ficando definido o nome de Makota Valdina e o meu para fazer parte da reunião em Brasília.Sabemos inclusive do compromisso e seriedade institucional da ACBANTU, CENARAB, INTECAB, CETRAB, MONABANTU, dos forúns religiosos que alguns estados possuem e de personalidades religiosas que farão deste momento em Brasília um momento único e com uma pauta representativa e iluminada em nome dos Orixás, Inquisses, Voduns e Encantados.
Nós, os religiosos de Matrizes Africanas estamos em uníssono e entendemos a importância, lisura e compromisso como foi conduzido este processo tanto na instância governamental como na sociedade civil.
Enfim, ficamos no anseio do diálogo com a SEPPIR e com os estados parceiros para ver a possibilidade do surgimento de novas vagas pela importância de Mãe Jaciara (que está no exterior) mas que desejamos levar conosco para este processo devido a sua luta que resultou no Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, Babá PC do Oxumarê que idealizou a Caminhada Nacional do Povo de Santo e dos nossos irmão importantes do NAFRO.Foi nesta reunião representativa que inclusive montamos o Fórum Permanente de Religiosos de Matrizes Africanas. Que em breve todas(os) terão notícias.Espero que coordenadores do CEN e de outras entidades que fazem parte desta construção e que são nossos parceiros se manifestem informando como foi feito o processo de diálogo nos seus estados. Vimos uma convocatória feito pelo ogan Silvestre em Tocantins, o que foi lindo, e queremos receber mais informações dos estados.Relembrando que a data limite para o repasse dos dados dos representantes de cada estado é dia 04 de maio. E qualquer dúvida e apoio estamos ao dispor.Segue abaixo o extrato da reunião dos representantes das religiões de matrizes africanas com a SEPPIR.
Extrato de Reunião com representantes das Entidades Religiosas para Consulta Pública a Religio sos de Matrizes Africanas para participarem do processo de construção temática da II CONAPIR, assim como para a tirada de delegadas(os) e convidadas(os)

A convite da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR, ao dia 14 de abril de 2009, reuniu-se os representantes de entidades para serem informados acerca da metodologia da tirada de representantes de terreiros para a Consulta Pública voltada para a II Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Para assim definir como seriam indicadas(os) as(os) convidadas(os) para a Consulta a ser realizada nos dias 16 e 17 de maio em Brasília, para nesta data, as pessoas convidadas contribuírem com o processo temático da Conferência, assim como definir quais seriam as(os) delegadas(os) e as(os) convidadas(os) para a II CONAPIR.
Discutiu-se pois a capilaridade e representatividade das entidades convidadas que foram: o Coletivo de Entidades Negras - CEN, o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira - CENARAB, Associação de preservação do Patrimônio Bantu - ACBANTU, Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira - INTECAB.
Em tempo, cabe informar que o prazo máximo para a entrega dos dados para os representantes das entidades abaixo-assinadas repassarem para a SEPPIR, seja feito até a data limite do dia 04 de maio de 2009.
Os dados a serem repassados são os seguintes: NOME, IDENTIDADE/RG, CPF, CONTATO TELEFÔNICO, E-MAIL, DADOS BANCÁRIOS (banco, agência e conta em que a(o) pleiteante é a(o) titular da mesma), ENDEREÇO COMPLETO, NOME DO TEMPLO RELIGIOSO, ESTADO/CIDADE DE SAÍDA E RETORNO (para a viabilidade das passagens aéreas).
O entendimento dos representantes das entidades presentes é que como religiosos que somos e de maneira fraterna construiríamos o processo levando em consideração entidades com expressão e trabalhos relevantes para o povo de axé, mas que não estavam envolvidas diretamente no processo, a exemplo das entidades CETRAB e MONABANTU que foram citadas e referendadas, além de religiosos que possuem trabalhos e construções para além das entidades. Cabendo a cada entidade utilizar critérios de convocação ou consulta como convir devido ao curto espaço de tempo para mobilização, mas entendendo toda a história de tradição, serviços prestados e militância dos convidados.
Após diálogos com a SEPPIR ficou definido o convite para 81 autoridades religiosas de todos os estados do Brasil através de decisão coletiva dos representantes das entidades religiosas presentes.
Marcos Rezende. Coordenador Geral do CEN

0 comentários: