quinta-feira, 11 de junho de 2009

Expoafro Brazil Turismo Afro Étnico

São Paulo, 05 de Junho de 2009
Oficio:- 347/2009
Prezado(a) Senhor(a)
Á Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro - ANTAB em parceria com a Expoafro Brazil Turismo Afro Étnico, vem em primeiro lugar saudar vossa senhoria, e aproveitar para informar que estaremos realizando no Salão Roteiros do Brasil que acontece de 01 á 05 de Julho no Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, a palestra "TURISMO ÉTNICO AFRO BRASILEIRO EXPÉCTATIVAS E OPORTUNIDADES" e ainda uma mesa debates para discutir este tema com órgãos de turismo estaduais, municipais, federais, entidades representativas da comunidade negra,traide turístico, entidades de turismo e empresários do setor.
Esta palestra ocorrerá no dia 05 de Julho das 11:00 ás 13:00 horas no Núcleo de Conhecimento, e terá como palestrantes o Deputado José Cândido - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Coordenador do SOS Racismo da Assembléia Legislativa de São Paulo; o Sr. Francisco Luíz - Representante da Festa do Baile do Carmo e do Centro de Referência Afro de Araraquara; o Sr. Carlos Marques - Representante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e o Sr. Francisco Henrique -Presidente da Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro - ANTAB.
Afins de termos a participação de representantes dos segmentos acima mencionados, estamos enviando este oficio pleiteando que seja designado um ou mais representantes deste orgão para compor para estar participando desta programação, apresentando propostas e os projetos que podem estar sendo agregados a este novo produto de mercado turístico nacional.
Na oportunidade também estaremos elaborando uma Matriz Situacional sobre do segmento de turismo em cada região do estado, país e municípios afins que de possamos conhecer as dificuldades existentes para que o turismo cultural seja reconhecido e promovido como umas das principais referências do Brasil.
Assim sendo pedimos a indicação do(s) representante(s) para este acontecimento, e que nos seja feita a confirmação dos nomes até 25 de Junho para que possamos junto com o cerimonial do Ministério do Turismo preparar o recebimento dos convidados indicados.
Reiterando protestos de estima e consideração, agradecemos antecipadamente pela atenção dispensada.
Atenciosamente,
Francisco Henrique
Pres. da ANTAB
9685-5641

Lei da História da África ganha Plano Nacional de Implementação


08/06/2009 - 19:44
Está finalizado o Plano Nacional de Implementação da Lei nº 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e torna obrigatório o ensino de história e cultura da áfrica e das populações negras brasileiras nas escolas de todo o país. Desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/ MEC), em parceria com a Subsecretaria de Políticas de Ação Afirmativa (SubAA/ SEPPIR), o Plano de Implementação incorpora as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorracias e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana nos sistemas de ensino brasileiro, compreendendo um público de 53 milhões de alunos e quase 3 milhões de professores.
O Plano prevê e enfatiza as diferentes responsabilidades do poderes executivos, dos legislativos e dos conselhos de educação municipais, estaduais e federal no processo, e trabalha na perspectiva de três ações principais: formação dos professores, produção do material didático e sensibilização dos gestores da educação.
O documento reafirma a importância da criação da Lei nº 10.639 em 2003, e relembra que durante a formulação da política educacional de implementação da lei, a SEPPIR e o MEC, em parceria, executaram uma série de ações afirmativas como o PROUNI, formação continuada de professores, publicação de material didático, realização de pesquisas, e a ampliação dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), entre outras. Estão propostos seis eixos estratégicos: fortalecimento do marco legal; política de formação inicial e continuada; política de materiais didáticos e paradidáticos; gestão democrática e mecanismos de participação social; avaliação e monitoramento; e condições institucionais.
Os eixos temáticos visam institucionalizar a temática no Plano Nacional de Educação (PNE). Eles constituem as principais ações operacionais para a revisão da política curricular utilizando os mecanismos de controle social, como a aplicação de indicadores que permitam o aprimoramento das políticas de promoção da igualdade na educação. O documento determina ainda as responsabilidades dos governos federal, estaduais e municipais, bem como de seus órgãos e instituições de educação.
Educação Quilombola – Um aspecto de destaque são as ações específicas para garantir o acesso à educação em comunidades remanescentes de quilombos considerando o processo histórico e cultural quilombola. Para a implementação de ações nessas áreas será necessário o levantamento das condições estruturais e pedagógicas das escolas localizadas nas comunidades. O documento também prevê a construção e ampliação da rede física escolar, a capacitação de gestores locais para atender as áreas quilombolas, a formação continuada de profissionais de educação que atuem nessas comunidades, e a disponibilizarão de materiais didáticos específicos.
Comunicação Social da SEPPIR/ PR