segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Manifestantes põem fogo em prédios no subúrbio de Londres




08/08/2011 17h11 - Atualizado em 08/08/2011 17h19


Cidade tem novos confrontos em terceiro dia de violência nas ruas.
Tumulto começou sábado no bairro de Tottenham e se espalhou.

Do G1, com agências internacionais
Manifestantes causaram um incêndio que atinge vários prédios de Croydon, subúrbio no sul de Londres, na Inglaterra. Redes de TV britânicas mostraram imagens aéreas do fogo se espalhando pela área. Antes disso, carros haviam sido incendiados.
Jovens lançaram bombas contra a polícia no leste de Londres nesta segunda-feira (8), marcando o terceiro dia de violência na capital britânica.
Imagens aéreas mostram incêndio em Londres (Foto: Reprodução/TV Globo)Imagens aéreas mostram incêndio em Londres (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os manifestantes também jogaram latas de lixo e carrinhos de supermercado na direção dos oficiais, e policiais com escudos empurraram os manifestantes conforme tentavam isolar uma área ao redor da estação Hackney Central, mostrou a televisão ao vivo.


Alguns manifestantes invadiram lojas, aparentemente para buscar objetos que pudessem jogar nos policiais. A BBC afirmou que o incidente começou depois que a polícia parou e revistou um homem.
A primeira noite de tumultos começou depois que o vigilante de um homem de 29 anos foi morto a tiros pela polícia enquanto eles tentavam prendê-lo em Tottenham, na quinta-feira. O departamento de monitoramento da polícia britânica está investigando o incidente.
Na noite de domingo, a polícia britânica prendeu mais de 100 pessoas em Londres, depois que lojas foram saqueadas e autoridades foram alvo de ataque. Nove policiais ficaram feridos em incidentes que a polícia de Londres chamou de 'criminalidade imitada' em diversas partes da cidade na noite de domingo, apesar de os danos aparentarem ser de menor escala do que os tumultos de sábado em Tottenham, no norte da capital.
Carro em chamas é visto em rua de Hackney, Londres, nesta segunda (8) (Foto: Toby Melville/Reuters)Carro em chamas é visto em rua de Hackney, Londres, nesta segunda (8) (Foto: Toby Melville/Reuters)
O vice-prefeito de Londres, Kit Malthouse, disse que a violência era culpa de um pequeno número de criminosos motivados pela ganância, e não pela conduta da polícia ou de problemas sociais mais amplos causados pela lenta recuperação econômica da Grã-Bretanha.
'Isso é um grupo relativamente pequeno de pessoas dentro de nossa comunidade em Londres que... francamente estão procurando coisas para roubar. Eles estão escolhendo tipos de lojas específicas, porque querem um novo par de tênis ou o que for', disse ele à rede Sky News.
A comandante policial Christine Jones disse que houve incidentes 'esporádicos de desordem' em uma série de distritos durante a noite, e mais de 100 pessoas foram detidas, além das 61 já detidas na noite de sábado e na manhã de domingo.
Na noite de domingo, a polícia disse que houve saques no norte, leste e sul de Londres. Cerca de 50 jovens danificaram lojas em Oxford Street, um dos principais distritos comerciais no centro de Londres. Em Brixton, no sul da cidade, algumas lojas foram saqueadas e a polícia interditou a área na manhã desta segunda-feira.
Políticos e policiais culparam criminosos pela primeira noite de violência, mas moradores atribuíram os incidentes à tensões locais e frustração por dificuldades econômicas.
Moradores disseram que tiveram de fugir de suas casas à medida que policiais se aproximavam da multidão para afastar os manifestantes.

0 comentários: