quarta-feira, 13 de julho de 2011

Grupo de religiosos do Rio teve voo exclusivo em jatinho da FAB


13.07.11 às 02h00 > Atualizado em 13.07.11 às 02h10

Grupo de religiosos do Rio teve voo exclusivo em jatinho da FAB

Força Aérea informara que era só carona em transporte de mercadorias

POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - Apesar de ter informado que a comitiva com 25 religiosos do Rio pegou carona no Correio Aéreo Nacional (CAM), a Força Aérea Brasileira (FAB) não soube dizer qual teria sido o objetivo do voo e que mercadorias ele transportava. Domingo, o grupo viajou do Rio para Campo Grande (MS), em jatinho militar, como O DIA noticiou com exclusividade ontem.
Apesar de a FAB admitir que o CAN não deixa aeronaves à disposição de quem utiliza o serviço, a comitiva conseguiu ficar com o avião por cerca de oito horas. Tempo suficiente para participar da cerimônia de posse do novo arcebispo de Campo Grande (MS), D. Dimas Lara Barbosa. O pedido do favor foi feito pela Arquidiocese do Rio, que alegou agenda atribulada do arcebispo daqui, D. Orani João Tempesta.
Foto: CB Silva Lopes/FAB / Divulgação
Avião usado pela FAB em voo exclusivo com os 25 religiosos tem capacidade para 30 pessoas: grupo levou só 1h40 para chegar a Campo Grande | Foto: CB Silva Lopes/FAB / Divulgação
A Arquidiocese disse que ressarcirá a União com o gasto da viagem, mas, ontem, novamente não soube informar quanto seria pago nem quando. Para o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), os religiosos cometeram deslize, que não abre precedente para outros grupos porque eles assumiram o erro e se disponibilizaram a pagar o voo.
Viagem para 25 religiosos
O DIA divulgou nesta terça-feira que a Arquidiocese do Rio pediu emprestado — e conseguiu — um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar exclusivamente um grupo de 25 religiosos, no domingo, para a posse do novo arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa. A regalia foi na aeronave Embraer modelo C- 97 Brasília, que ficou cerca de oito horas à disposição da comitiva, encabeçada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Se fossem pagar pela viagem num jato particular, a Arquidiocese desembolsaria, pelo menos, R$ 100 mil. A carona criou constrangimento em alguns religiosos. Pelo menos dois padres do Rio foram ao evento pagando sua passagem aérea, o que custa, em média, R$ 600 pela ida e a volta, na promoção. 

Agenda atribulada
A Arquidiocese explicou que pediu o jatinho à FAB porque Dom Orani não poderia faltar à cerimônia, mas estava com a agenda atribulada: com a aeronave à disposição, haveria menos transtorno para o religioso. A importância de Dom Dimas para o grupo é porque ele foi bispo auxiliar da arquidiocese do Rio e secretário- geral da Confederação Nacional Bispo dos Brasil (CNBB), entre 2005 e 2011.
A FAB explicou que a Arquidiocese fez o pedido ao 3º Comando Aéreo Regional do Rio, que atendeu porque “havia disponibilidade de tripulantes e horas de voo para treinamento e atendimento do pleito”. Foi por essa mesma razão, segundo eles, que o jato ficou tanto tempo à disposição do grupo.

0 comentários: