segunda-feira, 6 de junho de 2011

Monumento a Zumbi dos Palmares é alvo de vandalismo no Rio

05/06/2011 - 22h47

Monumento a Zumbi dos Palmares é alvo de vandalismo no Rio


O Monumento a Zumbi dos Palmares amanheceu pichado neste domingo. A obra pública, que é símbolo da luta contra o preconceito racial, fica na praça Onze, na avenida Presidente Vargas, no Rio.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Prefeitura atua na limpeza do Monumento a Zumbi dos Palmares pichado neste domingo
Prefeitura atua na limpeza do Monumento a Zumbi dos Palmares pichado neste domingo
A escultura da cabeça do líder negro Zumbi foi pintada de branco e em sua base foram escritos xingamentos racistas, como "invasores malditos" e "fora macacos". Também foi desenhada uma suástica no local, símbolo da intolerância nazista.
Segundo a prefeitura, a limpeza da obra já foi feita pela Seconserva (Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos), junto com Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e sob orientação da Gerência de Monumentos e Chafarizes.
Além da limpeza imediata, a Seconserva apresentou ainda hoje uma queixa formal à Polícia Civil. O secretário municipal Carlos Roberto Osório solicitou à Secretaria Estadual de Segurança prioridade nas investigações que possam levar à prisão dos vândalos.
A escultura pesa 800 quilos e havia sido restaurada no ano passado, pois apresentava risco iminente de queda e era alvo constante de pichadores. A restauração custou em torno de R$ 60 mil.
O monumento a Zumbi dos Palmares foi inaugurado em 1986. Ele foi idealizado pelo senador e antropólogo Darcy Ribeiro para homenagear Zumbi, líder da resistência negra durante o Brasil escravocrata.

0 comentários: