segunda-feira, 23 de maio de 2011

Juiz determina que denúncias do CRM contra padre de MT sejam apuradas


23/05/2011 12h53 - Atualizado em 23/05/2011 13h27


Juiz determina que denúncias do CRM contra padre de MT sejam apuradas

Padre Renato Barth, do método Biosaúde, é suspeito de curandeirismo.
Denúncias contra padre foram divulgadas recentemente pelo Fantástico.

Pollyana AraújoDo G1 MT
O juiz Pedro Sakamoto, do Juizado Especial Criminal Unificado, determinou à Polícia Civil que apure denúncias de suposta prática de curandeirismo e exercício ilegal da medicina contra o padre Renato Roque Barth, coordenador do programa Biosaúde, em Cuiabá. O magistrado considerou insuficientes as provas apresentadas até agora pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM) e, por isso, pediu a realização de novas diligências. O caso foi divulgado recentemente pelo Fantástico.
O advogado do CRM, Leonardo Pio da Silva Campos, explicou, em entrevista ao G1, que as denúncias foram feitas com base nas reportagens veiculadas nos meios de comunicação e o juiz entendeu que é preciso ouvir o testemunho de pacientes que abandonaram o tratamento médico e decidiram buscar a cura somente por meio do método alternativo, a pedido do Biosaúde. O processo então retornou ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do bairro Planalto, na capital.
"Estamos alegando que o padre exerce ilegalmente a medicina e o curandeirismo com base em notícias divulgadas pela imprensa, mas o juiz exigiu diligências para averiguar as denúncias são verídicas", frisou a defesa. Houve casos de pacientes com tumores cancerígenos que chegaram a óbito depois de abandonar a quimioterapia e optar somente pelo método terapêutico, conforme reportagem veiculada pelo Fantástico.
Em fevereiro deste ano, o juiz Mário Kono adiou uma audiência com o padre e encaminhou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ao Cisc. Mas o processo voltou ao Juizado Especial, mesmo sem provas suficientes. Por isso, o juiz Sakamoto pediu, novamente, que fossem feitas novas diligências. Desta vez, com médicos, enfermeiros e pacientes do Biosaúde.
A delegada Maria Antônia Soares, responsável pelas investigações, informou, por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil, que está enfrentando dificuldades para localizar as vítimas do método e suas respectivas famílias. Não há prazo estipulado para a conclusão do processo investigatório.
Entre os tratamentos oferecidos pelo Biosaúde está a ingestão de urina para a cura da diabetes, promovendo a limpeza e desintoxicação do organismo, além de dieta especial, argila e ervas medicinais.
Outro lado
Ao Fantástico, o padre Renato Barth afirmou se tratar de um método que faz o corpo curar a si próprio e que o cérebro humano tem capacidade de produzir nas células mais de mil ingredientes que necessários à saúde. Ele disse ainda que chegará o dia em que os médicos não terão mais utilidade, pois somente o tratamento terapêutico será suficiente

0 comentários: