terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ritos fúnebres africanos desafiam modernidade no Caribe colombiano


Ritos fúnebres africanos desafiam modernidade no Caribe colombiano
17 de janeiro de 2011  10h08  atualizado às 10h56


Na Colômbia, onde se concentra a segunda maior comunidade de origem africana da América Latina, atrás apenas do Brasil, os ritos fúnebres que foram preservados pelos descendentes de escravos seguem desafiando a modernidade.
O cenário é San Basilio de Palenque, o primeiro povoado libertado da América situado a 50 km de Cartagena das Índias, onde no último fim de semana a cadência dos tambores anunciou a morte de Cha-ine, a mulher mais velha do povoado que, aos 103 anos, se uniu aos orixás.
Inés Ortega Cassiani, conhecida por como Cha-ine, foi um expoente da consagração da cultura de Palenque, onde dedicou toda sua vida à dança e ao canto, além de liderar com sua arte os ritos de vida e de morte.
O povoado se despediu de Cha-ine com o "lumbalu", a principal cerimônia fúnebre originária da etnia banto na África.
"É o ritual com o qual contribuímos para que essa alma que se desprende do corpo seja conduzida e chegue ao outro mundo", explicou à agência EFE o professor de Etnolinguística e promotor cultural da localidade, Manuel Pérez.
O "lumbalu" sintetiza o universo corporal e simbólico dos habitantes do povoado e representa a coesão entre a música, a dança, a vida e a morte destes descendentes de negros escravos que foram levados à América pelos colonizadores europeus entre os séculos XVI e XVIII.
Seu empenho em manter vivas as tradições e transmiti-las de geração para geração permitiu que San Basilio de Palenque se mantivesse quase intacto.
"Foi graças à resistência que exercemos durante anos para nos manter puros que conseguimos fazer com que o que foi deixado por nossos ancestrais africanos perdurasse", avaliou Pérez.
O povoado se manteve isolado por muitos anos, desde que alguns escravos, cansados da exploração dos espanhóis, fugiram de cidades do então vice-reinado de Nueva Granada e se refugiaram nos Montes de María, onde fundaram Palenque, conhecido hoje como San Basilio, e permaneceram afastados do mundo até 1971.
No entanto, Pérez, que diz sentir "um orgulho enorme por ser autêntico", vê com preocupação a ameaça que recaiu sobre sua cultura pelo fato de que muitos "palenqueros", asfixiados pela pobreza, começam a deixar o povoado em busca de oportunidades.
"Estamos em risco, visto que hoje é muito comum que o palenquero saia para trabalhar e fique fora por muito tempo", lamentou Pérez.
O líder acredita que a força espiritual que os guiou ajude a preservar a cultura, apesar da modernidade e da globalização, fatores que "podem contribuir para que em algum momento os costumes sejam perdidos".
Pérez explica sua inquietação à EFE enquanto homens, mas principalmente mulheres, dançam e cantam ao redor do corpo de Cha-ine. Muitas choram e expressam sua dor com gritos: desta forma, se queixam à falecida por tê-las abandonado no mundo dos vivos.
Esses gritos se confundem com os cantos do "lumbalu", enquanto os amigos mais próximos da morta se consolam com a ingestão de "força", um forte rum destilado de forma rudimentar em um alambique. Assim, entram em uma atmosfera de êxtase e chegam ao transe coletivo.
San Basilio de Palenque foi o primeiro povoado criado na América por negros escravos libertados e preserva quase intacta sua cultura e idioma.
O povoado foi declarado em 2005 Obra Prima do Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o que contrasta com a pobreza extrema na qual vivem seus 2,5 mil habitantes, que não contam com serviços públicos básicos.
Embora Palenque atraia muitas pessoas e instituições internacionais por sua grande riqueza cultural, o Estado colombiano vira as costas. Ali não há um médico permanente, os meios de comunicação são praticamente inexistentes, a água é de má qualidade e a assistência social é precária.

0 comentários: