sábado, 8 de janeiro de 2011

Lavagem do Senhor do Bonfim deve receber 15 mil em Olinda no domingo


08/01/2011 09h29 - Atualizado em 08/01/2011 09h29

Lavagem do Senhor do Bonfim deve receber 15 mil em Olinda no domingo

Neste ano, festa religiosa completa 28 anos.
Lavagem terá mais de 200 litros de água de cheiro e flores.

Do G1, em São Paulo, com informações do pe360graus.com.br/TV Globo Nordeste
Lavagem do Senhor do Bonfim em OlindaLavagem do Senhor do Bonfim em Olinda em 2004
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda)
Adeptos do candomblé em Olinda, em Pernambuco, realizam neste domingo (9), com a prefeitura do município, a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Rua do Bonfim, no Carmo. Em 2011, a festa religiosa completa 28 anos e deve atrair cerca de 15 mil pessoas.

O evento começa às 16h, com a saída da imagem de Oxalá. A procissão sai do Centro Jupiraci, na Rua Belarmino, 94, no Carmo, e segue até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, onde acontece a lavagem com mais de 200 litros de água de cheiro e flores. Participam do evento cerca de 80 baianas e 60 músicos do Afoxé Povo de Odé.
Realizada em todo segundo janeiro do ano, a festa representa o sincretismo religioso entre o candomblé e o catolicismo, além de celebrar Oxalá, uma das principais divindades do culto afro-brasileiro. Na ocasião, os devotos também aproveitam para pedir um ano de paz e boas vibrações.

Depois do término da lavagem, a procissão segue para o Culto Africano de Nossa Senhora do Carmo, que acontece na Rua Angelina Guimarães da Silva (antiga Rua São Paulo), no Jardim Brasil I.
No ano passado mais de 15 mil pessoas participaram do evento e este ano os organizadores esperam que o número aumente ainda mais.

0 comentários: