segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Igreja qualifica escândalos de Berlusconi de "problema moral"

24/01/2011 - 16h51

Igreja qualifica escândalos de Berlusconi de "problema moral"


DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO
DA ANSA, EM MILÃO

O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o cardeal Angelo Bagnasco, disse nesta segunda-feira que a sociedade italiana assiste "aflita" ao escândalo sexual em que está envolvido o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, e que se percebe um evidente "mal-estar moral".
Bagnasco fez estas manifestações em Ancona, diante do Conselho Permanente da CEI, onde tratou --como anunciou no último dia 21-- do caso "Ruby", a menor de idade marroquina que supostamente manteve relações sexuais com Berlusconi, gerando um escândalo político na Itália.
Sem nomear diretamente Berlusconi, o religioso disse que, nos últimos dias, estão se multiplicando notícias sobre "comportamentos contrários ao decoro público e são exibidas provas --verdadeiras ou falsas-- de estilos não-compatíveis com a sobriedade e a correção".
"A coletividade olha, consternada, os atos da vida pública e respira um evidente mal-estar moral. A vida de uma democracia se compõe de delicados e necessários equilíbrios", afirmou o cardeal.
O cardeal reiterou que "quem aceita assumir um mandato político deve estar consciente da medida e da sobriedade, da disciplina e da honra que isso comporta".
Bagnasco disse ainda que, na atual situação, ninguém sairá ganhando, "ninguém terá motivos para se alegrar, nem para se considerar vencedor".
Alem disso, perguntou o que será do futuro da Itália diante desta "contaminação" e disse que chegou o momento de "parar" para esclarecer tudo de maneira cuidadosa e tranquila.
O cardeal advogou por uma nova ética na vida, na família, na solidariedade e no trabalho.
Bagnasco fez as declarações depois que a Promotoria de Milão abriu uma investigação contra a Berlusconi por um suposto delito de incitação à prostituição.
EM CRISE
O presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Gianfranco Fini, voltou a pedir nesta segunda-feira a renúncia de Berlusconi.
O premiê está sendo investigado pela Procuradoria de Milão sob suspeita de ter cometido extorsão e prostituição de menores, devido à hipótese de ter mantido relações sexuais com a menor marroquina Karima "Ruby" El Mahroug, no início de 2010, em sua residência de Arcore.
Fini, ex-membro e cofundador do partido governista Povo da Liberdade (PDL), disse que compartilha das declarações de seus colegas, que já pediram a demissão do premiê. O presidente da Câmara disse que está convencido de que "o equilíbrio entre poderes e funções do Estado é a essência da democracia".
"Deve existir respeito entre os expoentes dessas diversas instituições. O poder político não deve temer diminuição de autoridade ou soberania por conta das investigações dos juízes", comentou.
Um em cada dois italianos pensa que o chefe de governo deve renunciar a seu cargo após a polêmica. Segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal "Corriere della Sera", 49% da população é a favor da renúncia de Berlusconi.


0 comentários: