sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontradas fotos de índios amazônicos levados para a Europa há um século

18/12/10 - 07h25 - Atualizado em 18/12/10 - 07h25

Encontradas fotos de índios amazônicos levados para a Europa há um século

Dupla foi para o Reino Unido como exemplo de sua etnia.
Ideia de levá-los para lá foi de irlandês defensor dos direitos humanos.
Do Globo Amazônia, em São Paulo

.
A pesquisadora Lesley Wylie, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, encontrou duas fotos dadas como perdidas que mostram dois índios levados da Amazônia para a Europa em 1911.

As imagens, feitas por John Thomson, um fotógrafo etnográfico escocês, são bem ao estilo dos registros antropológicos feitos naquela época, com os dois indígenas colocados diante de um fundo branco, como meros modelos da etnia a que pertenciam. 

Foto: Cortesia do Museu de Arqueologia e Antropologia
                da Universidade de Cambridge/Divulgação

Segundo registros, o índio adulto se chamava Ricudo, e o menino, Omarino.(Foto: Cortesia do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge/Divulgação)


Os índios foram levados para o Reino Unido pelo aventureiro irlandês Roger Casement. Em 1910 e 1911, ele foi mandado pelo governo britânico para a região do Rio Putumayo, que hoje define a fronteira entre Peru e Colômbia, para averiguar denúncias de desrespeito aos direitos humanos nos seringais do empresário peruano Julio César Arana.
Casement concluiu que mais de 30 mil índios haviam morrido para produzir 4 mil toneladas de borracha na região. Arana era proprietário da Peruvian Amazon Company, com sede em Londres, que negociava a matéria-prima na Europa.

Casement esteve duas vezes na área do Putumayo e coletou evidências de tortura, estupros em massa, mutilações, execuções e perseguições aos índios locais, que tiveram sua população, de acordo com os cálculos do britânico, reduzida de 50 mil para 8 mil pessoas entre 1906 e 1911.


Foto: Cortesia do Museu de Arqueologia e Antropologia
                da Universidade de Cambridge/Divulgação

Imagens seguem padrão comum dos registros antropológicos do começo do último século.  (Foto: Cortesia do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge/Divulgação)

Quando publicou o relatório sobre seu levantamento, em 1912, Casement fez com que Arana tivesse que se explicar às autoridades inglesas. A Peruvian Amazon Company acabou sendo liquidada, num dos primeiros grandes casos de indignação da opinião pública contra os abusos dos direitos humanos.

As fotos foram encontradas junto com um artigo sobre o trabalho de Casement, que teria levado os índios para a Europa para que fossem fotografados e retratados em pintura.

O próprio Casement, que até então era tido em alta estima pelo governo britânico, acabou sendo enforcado em 1916 por traição, por se engajar no movimento de independência da Irlanda do Reino Unido.

0 comentários: