segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nudez, favela e plástica resumem o Rio em festival de cinema canadense

15/09/2010 19h00 - Atualizado em 15/09/2010 20h37

Nudez, favela e plástica resumem o Rio em festival de cinema canadense
'Rio sex comedy' é dirigido pelo americano-brasileiro Jonathan Nossiter.

Produtor diz que filme 'dividirá opiniões' mas recusa comparação a 'Turistas'.

Ronaldo Pelli
Do G1 RJ

A estreia no Festival de Toronto de um filme que tem o Rio de Janeiro como cenário tem tudo para inflamar os ânimos dos brasileiros mais nacionalistas. “Rio sex comedy” mistura algumas situações recorrentes do imaginário coletivo do Brasil, como a paixão por cirurgia plástica, a proximidade entre favela e asfalto e mulheres bonitas para fazer humor.

Ilustrado com a foto de uma atriz nua, caracterizada como índia e dançando em frente a um "gringo" em uma floresta, o longa de Jonathan Nossiter é descrito em sua sinopse no site do festival como "uma farra delirante e insolente que explora as bizarras contradições que são um fato na vida diária desta metrópole pulsante". "Rio sex comedy" terá sua primeira exibição no Canadá nesta quinta-feira (16).

“Com certeza, trata-se de um filme polêmico, que dividirá opiniões, mas está na direção oposta do ‘Turistas’, que não passa de um lixo americano”, adianta ao G1 o brasileiro Flávio R. Tambellini, coprodutor do filme - que teria cenas em Copacabana e na favela do Vidigal. “Trata se de um filme politicamente incorreto, que usa a linguagem do cinema independente e mistura ficção e realidade”, defende o tarimbado Tambellini, cujo currículo inclui ainda obras como “Cazuza – o tempo não para” e “Os desafinados”.

A sinopse diz também que “Rio sex comedy” tem como personagens uma cirurgiã-plástica inglesa (Charlotte Rampling), o embaixador americano no Brasil (Bill Pulman), e um casal de intelectuais franceses (Irène Jacob e Jean-Marc Roulot) que vem tentar fazer um filme aqui. O destino de todos, ainda segundo o texto de apresentação, se encerra nas favelas cariocas.


Charlotte Rampling e Bill Pulman em cena de 'Rio
sex comedy' (Foto: Paula Prandini / Divulgação)“Esse elenco reflete o prestígio de Jonathan, como cineasta. Os atores toparam fazer o filme no risco“, completa Tambellini, se referindo ao diretor Jonathan Nossiter, americano, fluente em seis línguas e naturalizado brasileiro, além de ser casado com uma brasileira e ter três filhos brasileiros.

“Jonathan é talentoso, mas tem uma personalidade complexa e difícil. Um cineasta obcecado por seu trabalho”, fala Tambellini sobre o cineasta que com o seu “Mondovino” fez sucesso no Brasil e concorreu à Palma de Ouro em 2004.

De acordo com o produtor, depois de Toronto, "Rio sex comedy" será exibido no Festival do Rio, que tem início no final do mês. A sessão deve contar com a presença das atrizes Charlotte Rampling e Irène Jacob.




http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/09/nudez-favela-e-plastica-resumem-o-rio-em-festival-de-cinema-canadense.html

0 comentários: