terça-feira, 17 de agosto de 2010

REDE PROJETO ESCOLA BRASIL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICORRACIAL NA ESCOLA

REDE PROJETO ESCOLA BRASIL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICORRACIAL NA ESCOLA


A Rede PEB de Promoção da Igualdade Étnicorracial na Escola é um programa de formação de professores que tem por conteúdo central a história e cultura africana e afro-brasileira (LDB alterada pela Lei 10.639/2003), utilizando metodologia adequada à inserção daquele tema no processo de ensino-aprendizagem. O acervo do Prêmio “Educar para a Igualdade Racial” que conta com aproximadamente 1.500 práticas, bem como os resultados das pesquisas realizadas com base neste acervo, constituem bases fundamentais para a definição de conteúdos e metodologias a serem utilizadas em ambiente escolar, na promoção da igualdade étnicorracial.



A formação será realizada em formato semi-presencial, por meio de ferramenta de educação à distância e de dois encontros presenciais, totalizando 80 horas de formação.



Objetivos

• Valorizar a diversidade humana e a pluralidade cultural relativas aos grupos étnicorraciais, a partir da educação escolar;

• Qualificar a intervenção dos professores nas situações de preconceito, estereotipagem e discriminação no ambiente escolar;

• Subsidiar professores no desenvolvimento de propostas pedagógicas inovadoras pautadas na Lei 10.639/2003 da LDB;

• Criar/ ampliar repertório de experiências de promoção da igualdade étnicorracial na escola;

• Criar uma comunidade virtual de aprendizagem na área de relações étnicorraciais na escola;

• Facilitar a troca de experiências de sucesso na área.



Número de vagas: 40 vagas.



Formadores

Equipe do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.



Certificados

Serão emitidos certificados aos participantes realizarem 80% das atividades propostas no ambiente virtual e participarem dos encontros presenciais.



Conteúdo Programático

1- Continente africano

2- Culturas musicais africanas no Brasil no século XX e elementos bantos na música contemporânea

3- Por que Educar para a Igualdade Racial?

4- Metodologias de Projeto Didáticos

5- Marcos Legais: Ações Afirmativas

6- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais - Parecer nº CNE/CP 003/2004

7- Importância da subjetividade nas relações raciais no Brasil



Encontros presenciais

• Datas: 11/09 e 27/11/2010.

• Horário: das 8h30 às 17h30

• Local: Fundação Getúlio Vargas RJ

• Endereço: Praia de Botafogo, 190 – Rio de Janeiro - RJ



Requisitos para participação

• Interesse, motivação pessoal e compromisso com o processo de formação;

• Acesso à internet banda larga;

• Utilização básica do computador e internet;

• Dedicação de 4 horas semanais ao programa;

• Disponibilidade de participação nos encontros presenciais;

• Professor/a de escolas públicas;

• Cidade do Rio de Janeiro.



IMPORTANTE: Estarão cobertas pelo Instituto Escola Brasil as despesas com alimentação nos encontros presenciais de formação.





INSCRIÇÕES

Envie a ficha de inscrição (anexa) preenchida para Ana Salto, ana.salto@....

Em caso de dúvidas envie um e-mail para Ana Salto ou ligue - fone (11) 3553-5856.

Agradecemos a atenção.

Equipe do Projeto Escola Brasil

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