segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A cor da tendência

A cor da tendência

por Redação

Seção: COMPORTAMENTO

15.agosto.2010 01:00:33

vogue_halleberry
Halle Berry

A atriz Halle Berry já foi eleita a mulher mais bonita do mundo. Na edição VogueAmérica de setembro – que, apesar da entressafra de coleções, é tida como a mais importante -, ela está na capa, com ensaio clicado por Mario Testino.

vogue_jennifer_300
Jennifer Hudson

O público fashionista negro comemora: não são frequentes as vezes que a publicação deixa de colocar pessoas brancas como destaque. Recentemente, um número maior acabou estampando a capa, como Jennifer Hudson (famosa como Effie White, no filmeDreamgirls), em março de 2007, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, em março de 2009, e, logo em seguida, a cantora Beyoncé, em abril.

vogue_michelle_obama
Michelle Obama

Ainda é um certo tabu. Entre as revistas de moda, porém, a Vogue é a que mais faz ensaios com negras em suas capas (as da Elle e da L’Officiel dão para contar nos dedos). Houve até uma edição na Vogue Itália só com garotas negras, que ficou conhecida como The Black Issue, em julho de 2008 (com o gancho da popularidade do então candidato à presidência americana, Barack Obama). O número chegou a ser o mais vendido da história da revista no país.

vogue_beyonce
Beyoncé

O Moda preparou uma pequena retrospectiva da luta pela igualdade fashion.

vogue_donayleluna_300
Donyale Luna

A primeira negra a ganhar a capa da revista foi Donyale Luna, em março de 1966, na Inglaterra. Apesar da ruptura de paradigma, a foto não foi tão favorável: não mostra o rosto inteiro da modelo.

vogue_beverly_300
Beverly Johnson

Nos EUA, demorou um pouco mais. Em 1974, a modelo Beverly Johnson aparecia em uma edição que fazia um balanço do ‘look americano’.

vogue_naomi00_300
Naomi Campbell

Em Paris, a primeira negra só foi aparecer na capa lá em 1988. Talvez para reparar a gafe, a escolhida foi logo Naomi Campbell (que voltou a aparecer em várias outras capas da edição de vários outros países da revista).

vogue_lebron_300
LeBron James e Gisele Bündchen

Uma das capas, porém, foi um tiro pela culatra. Em abril de 2008, o jogador americano de basquete LeBron James saiu ao lado de Gisele Bündchen. Até aí, tudo bem. O problema é que a foto lembra bastante a cena do filme King Kong, na qual o monstro rapta a indefesa loira.

rgvogue_taisaraujo_300
Taís Araújo

No Brasil, a novela Viver a Vida colocou Taís Araújo como a primeira protagonista negra em novela das 21h. Isso, claro, fez com que a atriz saísse na capa de várias revistas, incluindo a RG Vogue.


http://blogs.estadao.com.br/moda/2010/08/15/a-cor-da-tendencia/

0 comentários: