sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pesquisa aponta que 65% dos cariocas têm algum tipo de preconceito

Pesquisa aponta que 65% dos cariocas têm algum tipo de preconceito
Da Redação, com Band News FM
cidades@eband.com.br
Uma pesquisa realizada por uma universidade do Rio aponta que, apesar de a cidade ter a tradição de reunir tanta diversidade étnica, religioso e de costumes, os cariocas são bem intolerantes. As informações são da Band News FM, do Rio de Janeiro.

Com idade a partir de 18 anos, 65% dos 800 entrevistados disseram ter algum tipo de intolerância.

Do total de pessoas ouvidas, 40% declaram que o motivo da discriminação é religioso; 30%, racial; 20%, a orientação sexual; e 10%, as posições políticas.

O levantamento revelou ainda que 70% das pessoas acreditam existir preconceito na hora da contratação de um funcionário homossexual.

Religiões

Na segmentação da intolerância religiosa, aquelas de origem africana são os principais alvos de preconceito. Dos entrevistados, 40% deles admitiram não tolerar os cultos africanos. Em segundo lugar aparece o islamismo, com 30% de discriminação.

Medidas econômicas reduziriam preconceito

Ao serem questionadas sobre quais as ações poderiam ser tomadas para reduzir o preconceito, 70% das pessoas ouvidas sugeriram medidas econômicas; 45%, o uso de campanhas; 35%, o aprimoramento das leis que tratam do assunto; e 20% e a inclusão de debates sobre o tema nas escolas.

Redação: Helton Gomes


http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=317207

0 comentários: