quarta-feira, 23 de junho de 2010

MP questiona anúncio de cerveja por suposta ofensa a argentinos Segundo AmBev, campanha em questão já foi encerrada.

22/06/2010 16h15 - Atualizado em 22/06/2010 16h20


Publicidade tem conteúdo ofensivo, segundo cidadão argentino.

Do G1, em São Paulo

O Ministério Público Federal de Minas Gerais recomendou à AmBev retirar do ar uma campanha publicitária da cerveja Skol que ofenderia os cidadãos argentinos. Na peça publicitária, um homem, vestido com a camisa da seleção argentina de futebol, ao abrir uma lata de cerveja, é por ela chamado de “maricón”.

Segundo o MP, a recomendação para suspender a campanha foi feita por um cidadão argentino residente em Belo Horizonte, “para quem a campanha teria nítido conteúdo ofensivo e discriminatório”.

“De acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), de fato, a propaganda da Skol possui duplo caráter discriminatório, tanto em relação à nacionalidade quanto por seu caráter homofóbico, já que o termo ‘maricón’, ‘também no léxico hispânico, significa maricas, homem efeminado, aquele que é homossexual, medroso, covarde’”, diz o MP em nota.

Procurada pelo G1, no entanto, a AmBev informou que a campanha em questão já havia sido encerrada antes da recomendação do MP.

O Ministério Público informou que abriu inquérito para apurar o assunto. Além da recomendação para suspender o anúncio, o MP também pediu a suspensão das latas com a expressão mencionada e pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que avalie o assunto e tome as medidas cabíveis.

O G1 procurou o Conar para falar sobre o assunto, mas não conseguiu contato


http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/06/mp-questiona-anuncio-de-cerveja-por-suposta-ofensa-argentinos.html

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