terça-feira, 11 de maio de 2010

Para xerife do Arizona, nova lei é “racista

Para xerife do Arizona, nova lei é “racista”
05/05/2010 10:07:12 AM
O xerife Clarence Dupnik, do Condado de Pima, está totalmente contra a lei.
Reprodução

O xerife Clarence Dupnik, do Arizona, é contra a nova lei.
Últimas em Imigração
- Para xerife do Arizona, nova lei é “racista”
- Conheça os detalhes do plano de reforma imigratória dos democratas
- Atriz é presa pela imigração por casamento fraudulento nos EUA
- Arizona criminaliza presença de imigrantes indocumentados
- Naturalizações de estrangeiros cai 28% nos EUA em 2009
Mais lidas em Imigração:
- Brasileiro em processo de legalização é deportado
- PREFEITURA COMEÇA O ANO ATACANDO IMIGRANTES
- Brasileira é acusada de advogar sem licença
- Parceria entre a polícia de Danbury e o ICE preocupa comerciantes
- Câmara de Vereadores de Danbury diz sim à parceria com a Imigração
Versão para impressão
Enviar para um amigo
A controversa lei anti-imigrante do Arizona, aprovada há pouco mais de uma semana, continua gerando protestos. E não são só os imigrantes e seus defensores que estão encabeçando estas manifestações. Até mesmo um xerife do Arizona questiona a aplicação da lei.

O xerife Clarence Dupnik, do Condado de Pima, está totalmente contra a lei. Em entrevista à KGUN, afiliada da ABC em Tucson, Dupnik tachou a lei de “racista”, “nojenta” e “desnecessária”.

Assinada pela governadora Jan Brewer na sexta-feira (23), a lei chamada de SB 1070 criminaliza os imigrantes indocumentados do Arizona. A declaração pública da líder estadual de que não tolerará discriminação racial não convenceu. Isto porque, segundo a SB 1070, os policiais poderão prender todo aquele que suspeitarem estar indocumentado no país.

A atitude de Brewer provocou protestos pelo país afora. Até mesmo o prefeito de Fênix, capital do Arizona, não poupou críticas. Disposto a entrar com um processo judicial por inconstitucionalidade, Phil Gordon está ainda preocupado com a violência de grupos como afro-americanos e hispânicos. A reunião com os membros do Conselho Municipal de Fênix, realizada na terça-feira (27), não rendeu o apoio esperado.

O presidente dos Estados Unidos ordenou severa vigilância por parte do Departamento de Justiça Americano. Barack Obama teme que a SB 1070 viole os direitos civis dos imigrantes e desencadeie movimentos semelhantes aos das décadas de 50 e 60, quando os negros americanos e outros grupos chamados de minorias sofreram grande discriminação.

SB 1070 preocupa famosa
A recusa do xerife Dupnik em aplicar a SB 1070 tem uma explicação bem simples: a lei forçaria os policiais a se basear no perfil racial da pessoa durante as patrulhas em volta de Tucson. “Vamos continuar a fazer o que temos feito. Vamos parar e deter as pessoas para a Patrulha da Fronteira”, disse Dupnik, deixando bem claro que o trabalho nas fronteiras não vai parar.

A lei despertou manifestações até mesmo de famosos. Na quinta-feira (29), a mega star colombiana Shakira teve uma reunião privada com Phil Gordon, líderes e autoridades locais, expressando a preocupação com a SB 1070. Em entrevista coletiva, a cantora declarou. “Vim aqui para oferecer apoio e defender os direitos humanos. Me oponho a esta lei porque é uma violação aos direitos humanos e civis e vai contra a dignidade humana”, disse a vencedora do Grammy.

Mais tarde, a estrela da música latina se encontrou com famílias imigrantes e estudantes para discutir o impacto da lei sobre estes grupos. “Este país tem valores que sempre admirei e defendi. Estou preocupada com o impacto desta lei e como ela afetará as famílias latinas”.

A língua afiada do xerife Clarence Dupnik repetiu o que muita gente sabe. “Já temos autoridade para prender imigrantes ilegais. Nós os mantemos em custódia e os encaminhamos para a patrulha fronteiriça. Segundo ele, a lei acarretará mais impostos aos contribuintes, além de ser inconstitucional. “É um constrangimento nacional”, disse Dupnik, sobre a SB 1070.
Da redação do ComunidadeNews.com

http://www.comunidadenews.com/imigracao/para-xerife-do-arizona-nova-lei-e-racista-6103

0 comentários: