sexta-feira, 9 de abril de 2010

Principal tribunal de Portugal dá sinal verde para legalizar casamento gay

08/04/10 - 19h03 - Atualizado em 08/04/10 - 19h03

Principal tribunal de Portugal dá sinal verde para legalizar casamento gay

Lei havia sido aprovada pelo Congresso em janeiro.
Agora, ela precisa ser promulgada pelo presidente Cavaco Silva.

Do G1, com agências internacionais

Tamanho da letra

A lei sobre o casamento homossexual aprovada em janeiro passado pelo parlamento português é legítima, segundo a Corte Constitucional portuguesa, que se pronunciou nesta quinta-feira (8) sobre o assunto, a pedido do presidente de centro-direita, Anibal Cavaco Silva.


O presidente, católico praticante, tinha dúvidas sobre a constitucionalidade da nova lei, aprovada pela maioria de esquerda do parlamento que modifica a definição de matrimônio no código civil - suprimindo a obrigatoriedade de pessoas de sexos diferentes.

A norma nega, no entanto, aos casais homossexuais de forma explícita o direito de adoção.

A Corte acredita que a Constituição "não proíbe a evolução da instituição" do matrimônio e que sua extensão "a pessoas do mesmo sexo não impede o reconhecimento e a proteção da família como elemento fundamental da sociedade".

O presidente tem agora um prazo de 20 dias para promulgar a lei ou vetá-la, o que implicaria nova votação no parlamento.

Segundo os meios de comunicação locais, tanto o governo quanto a Igreja católica desejam que o tema do casamento homossexual seja definitivamente resolvido antes da visita do Papa Bento XVI a Portugal, prevista para o período de 11 a 14 de maio.

Foto: AP
Joana Manuel e Raquel Freira celebram em frente ao Parlamento de Portugal, em Lisboa, em 8 de janeiro, a aprovação da lei que permite o casamento gay. (Foto: AP)

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1562503-5602,00-PRINCIPAL+TRIBUNAL+DE+PORTUGAL+DA+SINAL+VERDE+PARA+LEGALIZAR+CASAMENTO+GAY.html


0 comentários: