domingo, 21 de março de 2010

Prazo para inscrição de Comunicações Temáticas, Mesas Redondas, Minicursos e Posters:

Copene 2010

Sex, 12 de Fevereiro de 2010 20:26
Prazo para inscrição de Comunicações Temáticas, Mesas Redondas, Minicursos e Posters:


Até o dia 31 de março de 2010

.

A execução do congresso, dentro destes eixos temáticos, se dará mediante a realização de sessões de comunicação temáticas, mesas redondas, mini-cursos, oficinas, seção de pôsteres e apresentações artísticas.

Eixos Temáticos: são espaços de apresentação e debate de comunicações a partir de resultados de pesquisas já concluídas ou em fase de conclusão, dissertações, teses, bem como de outros trabalhos que possuam relevâncias acadêmica, científica, artística ou cultural para o campo dos estudos etnicorraciais. Quando elaboradas em co-autorias, sua apresentação será feita por apenas um dos autores/congressistas

As propostas de trabalho deverão se fazer acompanhar de:

1.Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
2.Resumo expandido de até 1200 palavras;
3.Trabalho completo: envio após a divulgação dos resultados.
Mesas Redondas: de característica semi-espontânea serão de iniciativa de dois ou mais congressistas e devem estar focadas nos temas de interesse do VI COPENE não contemplados nas sessões temáticas. Com características dinâmicas, devem potencializar a comunicação, a discussão, a proposição de linhas de investigação ou de intervenção social, fomentando as trocas de experiências e de saberes.

As propostas de Mesa Redonda deverão vir acompanhadas de:

1.Resumo simples de até 05 linhas, ou 60 palavras;
2.Resumo expandido de até 1200 palavras;
3.Textos completos: envio após a divulgação dos resultados.
Posters buscam viabilizar espaços de apresentação de trabalhos acadêmicos em início ou em curso. As propostas de posters deverão vir acompanhadas de:
1.Resumo expandido de até 1200 palavras
Minicursos e Oficinas: permanecem conforme na homepage da ABPN



Informação importante




Se voce estiver tendo problemas com : " A sessão expirou " no momento de gerar o boleto . Baixe o navegado Mozilla Firefox (que é um software Livre, seguro e gratuito) que esse problema nao devera ocorrer novamente. Obrigado .

Faça aqui o Download é rapido e facil.




Eduardo Martins - Webmaster -
Nucleo de tecnologia ABPN.








VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)

“AFRO-DIÁSPORA, SABERES PÓS-COLONIAIS, PODERES E MOVIMENTOS SOCIAIS”

26 a 29 JULHO de 2010





VI COPENE

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) debaterá sobre “Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais”, a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.

Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.

Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).

Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.


http://www.abpn.org.br/copene/

0 comentários: