domingo, 28 de março de 2010

Forest Whitaker embarca em ficção científica e promete cinebiografia de Louis Armstrong

25/03/2010 - 07h00
Forest Whitaker embarca em ficção científica e promete cinebiografia de Louis Armstrong
ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema, de Londres
O ator americano Forest Whitaker aproveitou o Oscar pela performance como Idi Amim Dada em "O Último Rei da Escócia" para mergulhar no trabalho de interpretação e, de 2006 para cá, apareceu em dezenas de papéis no cinema e em séries de sucesso na televisão. Recém lançado nos Estados Unidos e às portas de entrar em cartaz na Inglaterra, "Repo Men", ficção-científica inspirada no romance cyber-punk "The Repossession Mambo", de Eric Garcia, traz Whitaker como funcionário de uma gigantesca corporação especializada em órgãos sintéticos que parece dominar o futuro próximo. Ele atua ao lado de Jude Law, que faz o personagem principal, e da brasileira Alice Braga.

No filme, Whitaker e Law são "repo men" ou "reposession men", nome dado aos funcionários de bancos ou empresas de financiamento encarregados de resgatar bens não pagos totalmente. No caso do filme, ambientado em um futuro dominado pelas corporações, eles são responsáveis pelo resgate de órgãos sintéticos, extirpados de seus hospedeiros no local onde são encontrados. E, claro, deixados à míngua para morrer. Alice faz o papel de uma cantora de cabaré que passou por várias reposições de órgãos e também é caçada pela corporação.

Whitaker foi convidado pelo estreante Miguel Spochnick para fazer o personagem de Jack, um ex-soldado que volta da guerra e, para não se sentir perdido, engaja-se numa profissão muito próxima ao que fazia nos campos de batalha. "Não o conhecia, mas gostei do roteiro e da visão que ele tinha de como seria o filme", disse ele em entrevista a um grupo de apenas quatro jornalistas de várias partes do mundo do qual o UOL Cinema fez parte. "Ele mandou um curta-metragem de ficção que me pareceu muito interessante. Também conversei com Jude (Law), que também gostou da ideia. Eu gosto de trabalhar com diretores iniciantes."


Além de aguardar o lançamento de vários outros trabalhos, entre os quais a refilmagem de "The Experiment", Whitaker também prepara sua volta à direção. Sem assinar um filme como diretor desde 2004, quando lançou "First Daughter", ele está trabalhando em "What a Wonderful World". Trata-se da cinebiografia de Louis Armstrong, cuja vida está em foco de novo nos Estados Unidos, após o lançamento de uma nova e reveladora biografia. "Eu farei o papel dele e também estou escrevendo o roteiro, em parceria com Ron Bass", revelou ele, que também deve produzir o filme.

0 comentários: