sábado, 20 de fevereiro de 2010

MUSEU AFRO BRASIL PROMOVE FÓRUM SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Fórum Uma Visão Comparada das Atuais Relações Raciais nos EUA e Brasil

MUSEU AFRO BRASIL PROMOVE FÓRUM SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


Fórum Uma Visão Comparada das Atuais Relações Raciais nos EUA e Brasil



O Museu Afro Brasil em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos promove no próximo dia 24 de fevereiro, das 14 às 17 horas, o Fórum Uma Visão Comparada das Atuais Relações Raciais nos EUA e Brasil. O evento destaca as comemorações do Black History Month (Mês da História do Negro Americano), que todo mês de fevereiro mobiliza a comunidade afro-americana.

O evento reunirá especialistas convidados dos dois países para compartilhar experiências e discutir sobre o tema. O Cônsul Geral, Thomas White e o Diretor-Curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo falarão na abertura do evento. O painel de discussão contará com as participações de seis convidados: Dr. David Brooks, Cônsul Político – Professor de História; Dr. Calvin Watlington, Cônsul Administrativo - Advogado; Deneyse A Kirkpatrick, Vice-Cônsul- Mestre em Administração de Negocios da Universidade de Howard e Mestre em Administração da Universidade de Georgetown; Prof. Luiz Carlos dos Santos, Sociólogo e Pesquisador de Relações Raciais no Brasil; e Profa Jackeline Romio, pesquisadora USP/Unicamp.

A mediação será da Dra. Ligia Ferreira, presidente do Conselho do Museu Afro Brasil. No encerramento do evento os participantes farão uma visita orientada à Exposição “Eu Tenho um Sonho: De King a Obama - A Saga Negra do Norte”, aberta em novembro de 2009. O evento é dirigido aos funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos, estudantes da USP e de outras instituições e interessados nas questões raciais no Brasil.

Todo mês de fevereiro é dedicado à História do Negro Americano. Nos EUA são rendidas homenagens às lutas e triunfos de milhões de cidadãos americanos diante dos mais difíceis obstáculos, como a escravidão, o preconceito, a pobreza, bem como às suas contribuições à vida cultural e política da nação. O Mês da História do Negro Americano foi uma inspiração de Carter G. Woodson, acadêmico e historiador notável, que instituiu a Semana da História do Negro em 1926. Ele escolheu a segunda semana de fevereiro por coincidir com o aniversário do presidente Abraham Lincoln e do abolicionista Frederick Douglass.

De acordo com o censo, há mais de 41 milhões de habitantes negros nos Estados Unidos, incluindo os de mais de uma raça. Eles formam 13.5 por cento da população total norte-americana. Sobre o Museu Afro Brasil - Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Museu Afro Brasil é uma Organização Social de Cultura (Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado de São Paulo) e foi inaugurado em 23 de outubro de 2004. Com um acervo de mais de 5 mil obras e uma biblioteca com cerca de 6.800 publicações referentes a história, arte e cultura do negro no Brasil, a instituição mantém um sistema de visitação gratuíta para todas as exposições. Parte das obras, cerca de 2.000, foram doadas pelo artista plástico, baiano, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor-Curador do Museu Afro Brasil.

Ao longo de mais de 20 anos de trabalho voltados para o resgate da memória do negro no Brasil, Emanoel reuniu uma extraordinária coleção de pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas e autores brasileiros e estrangeiros, relacionados a temática do negro.

A sede do Museu Afro Brasil ocupa os três andares do imponente Pavilhão Manoel da Nobrega, abrigando exposições simultâneas, de longa duração e temporárias.

Mais informações pelo telefone: (11) 5579-0593

0 comentários: