segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

LIVROS Elegante sim, mas sem levar desaforo

16 de fevereiro de 2010 | N° 8716AlertaVoltar para a edição de hoje
LIVROS
Elegante sim, mas sem levar desaforo

A cena mais marcante da carreira de Sidney Poitier acontece em No Calor da Noite (1967), de Norman Jewison. Interpretando um policial chamado Virgil Tibbs, Poitier interroga um poderoso senhor de terras do Mississippi, Eric Endicott (Larry Gates) sobre um assassinato. O racista Endicott, sentindo-se humilhado, dá um tapa na cara de Tibbs. A reação é imediata: Tibbs devolve o tabefe.

– Aquele tapa valeu por mil marchas contra o racismo. Foi um choque. Ninguém havia visto uma cena daquelas no cinema – disse, quase 30 anos mais tarde, Rod Steiger, que levou Oscar de melhor ator pelo filme.

O curioso é que o revide não estava no roteiro e só foi incluído por exigência de Poitier. No meio do caos social e dos conflitos raciais que sacudiam a América no fim dos anos 1960, o tapa de Tibbs ecoou forte e fez de Poitier um ícone do movimento negro. Ali estava um sujeito fino e elegante, mas que não levava desaforo para casa.

Primeiro ator negro a ganhar um Oscar, Poitier abriu as portas de Hollywood para um sem número de atores negros. Sua influência é enorme e sua carreira, brilhante, como atestam Ao Mestre com Carinho (1967), Adivinhe quem vem para Jantar (1967) e tantos outros ótimos filmes.


ANDRÉ BARCINSKI | FOLHAPRESS


http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2810568.xml&template=3898.dwt&edition=14122§ion=1315

0 comentários: