quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

França : Ministro "anti-árabe" casa-se com uma árabe

França : Ministro "anti-árabe" casa-se com uma árabe
Eric Besson, ministro francês que quer proibir a burqa, vai casar-se com uma árabe, desmente ir converter-se ao islamismo e diz que os "media deviam ser atacados a Kalachnikov".
Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)
13:13 Quarta-feira, 10 de Fev de 201
Eric Besson, ministro francês da Imigração, da Integração, da Identidade nacional e do Desenvolvimento Solidário, anda muito susceptível desde que, na passada segunda-feira, o primeiro-ministro François Fillon enterrou os debates públicos sobre a identidade nacional francesa, que o primeiro lançara com grande pompa há quatro meses.
Os debates fracassaram e resultaram em medidas simbólicas e consensuais - uma melhor divulgação dos Direitos do Homem e do cidadão, bem como da bandeira e do hino nacionais. Longe, muito longe, de tudo o que tinha sido avançado inicialmente pelo ministro.
François Fillon decidiu pôr-lhes fim por, alegadamente, considerar que os debates estavam a permitir o desenvolvimento do racismo no país e a colocar o Governo francês e a maioria em dificuldades, a cinco semanas das eleições regionais.
"Peido de um coelho"
Azedado com o fracasso, Eric Besson reagiu mal às críticas dos jornais sobre o assunto dizendo à frente de alguns jornalistas: "Os media deviam ser atacados a Kalachnikov". Por exemplo, o diário "Libération" escreveu num título que os controversos debates resultaram no "peido de um coelho".
Na mesma altura, o ministro Eric Besson anunciou também que, provavelmente, vai levar alguns jornalistas a tribunal por terem anunciado que ele ia converter-se ao islamismo antes de se casar, no princípio do Verão, com uma jovem tunisina estudante de Belas-Artes, com quem ele vive em concubinato desde há algum tempo.
"Desminto ir converter-me a uma religião pela qual tenho, aliás, grande respeito", disse Eric Besson. Segundo os jornais, o ministro terá prometido à mãe da jovem que iria converter-se ao islamismo.
Personagem polémica
Os debates sobre a identidade nacional foram muito criticados por terem provocado novos atritos em França com os muçulmanos e de terem permitido "a libertação da palavra racista", segundo o dirigente de uma associação anti-xenófoba.
Eric Besson, que foi um alto dirigente socialista antes de apoiar a campanha de Nicolas Sarkozy para a Presidência francesa, nasceu em Marrocos, em 1958, e é filho de mãe libanesa e pai francês.
Depois de ser nomeado para o Governo tornou-se uma das personalidades mais polémicas de França, onde alguns o apelidam de "ministro anti-árabe". Besson defende, designadamente, a proibição do uso do véu integral islâmico em França por considerar este hábito "contrário aos princípios da República".


http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/564609

0 comentários: